Na Semana Nacional do Trânsito, estudantes da Escola Municipal Metodista Suzana Wesley, situada na Boca do Rio, aprenderam sobre regras de trânsito e sinalização em uma exposição organizada pela Transalvador, em um shopping da cidade. Foram 18 alunos que assistiram na sexta-feira (23), uma apresentação dos agentes sobre equipamentos de fiscalização de trânsito, com réplicas de semáforos, radares, automóveis, placas e diversas sinalizações e regras.
“É sempre muito importante para o aprendizado dos alunos participarem de ações como essa, aprendem se divertindo, têm noções simples de trânsito e convivência. Toda locomoção que fazemos é trânsito e é importante que as crianças tenham esse contato” ressaltou Fernanda Siqueira, gerente de currículo da (Smed).
Os estudantes ouviram as explicações dos agentes, percorreram um circuito de bicicleta e utilizaram o espaço interativo para desenhar. “É muito interessante este momento, pois os alunos estão tendo a oportunidade de colocar em prática aquilo que eles vivenciam no dia a dia, fizemos um projeto sobre esse tema e pra gente é importante que os alunos possam ter essa experiência aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo”. Disse Ivonete Cintra, diretora da unidade.
Miriam Bastos, gerente de educação para o trânsito e coordenadora do projeto que faz parte do programa Cidadão no Trânsito, falou desse momento, de poder mostrar para os alunos como se comportar no trânsito e se tornar um multiplicador. “Fazemos um ciclo de palestras, concurso de desenhos nas Escolas públicas e privadas, a proposta é trabalhar de forma lúdica e pedagógica as ações voltadas para a educação no trânsito, em consonância ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, cuja finalidade é trazer um conjunto de orientações capazes de nortear a prática pedagógica voltada ao tema”.
Fotos: Enaldo Pinto