No primeiro dia de matrícula, ingressam 6.000 alunos na rede municipal de ensino

09 de jan de 2008 - dev

No primeiro dia de inscrição de novos alunos da rede municipal de ensino, foram matriculados 6.111 estudantes de Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental. O processo da Matrícula Informatizada Social ocorre até o dia 17 de janeiro. No dia 18 de janeiro, serão realizadas as matrículas para alunos novos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal da Educação e Cultura está disponibilizando 57.072 vagas para novos alunos, desde a Educação Infantil até a 9 série (antiga 8 série).

De acordo com a coordenadora da Matrícula Informatizada Social, Eliana Marback, no primeiro dia o movimento foi considerado normal em relação aos anos anteriores. “Mais uma vez, a comunidade foi acolhida com atividades sociais e as atividades operacionais nas escolas tiveram o constante apoio da Central de Matrículas”, frisou.

Neste ano, foram contratados temporariamente 340 profissionais para o processo de matrícula, agregando a este número 1.300 funcionários de escolas que também atuam na matrícula. Dentre os profissionais contratados, estão alunos egressos do ProJovem, o programa do Governo Federal e Prefeitura que oferece ensino e uma bolsa-auxílio a jovens que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

Desde 2006, o processo de matrícula é totalmente informatizado e os responsáveis gastam, em média, 15 minutos para garantir o ingresso de seus filhos na rede municipal de ensino. Todas as 368 escolas são postos de matrícula on line. E os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno desejar estudar em uma escola em Periperi, o responsável pode realizar a inscrição do seu filho em qualquer uma das unidades da rede de qualquer bairro da cidade.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, o processo tecnológico e social de matrícula se mostra consolidado em Salvador. “O investimento realizado neste novo modelo de matrícula pelo governo João Henrique tem refletido, inclusive, na melhoria dos indicadores pedagógicos (em 2007, a repetência foi reduzida de 20% para 11%). Afinal, a matrícula nos permitiu adequar a oferta à procura das comunidades”, salientou.

Visando atender toda a demanda da cidade, a Prefeitura vem investindo na ampliação e reestruturação da rede física escolar. Desde o início de 2005, já foram construídas na rede municipal de ensino seis novas escolas; quatro foram reconstruídas e 44 totalmente reformadas.

Programação social e cultural

Neste ano, diversas escolas receberam os responsáveis por novos alunos com uma vasta programação social e cultural. Na Escola Municipal Orlando Imbasahy, localizada em São Marcos, por exemplo, ocorreram palestras sobre o cadastramento para o Programa Bolsa Família e as ações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Este núcleo atende famílias ou pessoas que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, discriminadas por questões de gênero, etnia e deficiência, dentre outras. O CRAS realiza um acompanhamento sócio-assistencial. Na manhã de hoje (09), cerca de 80 pais e mães de novos alunos assistiam as duas palestras na EM Orlando Imbassahy.

Cronograma da matrícula para alunos novos

9 a 11/01
Alunos Novos para Educação Infantil
Alunos Novos para o 1º ano de escolaridade diurno