Nova Escola Municipal do Alto da Cachoeirinha é inaugurada pela Prefeitura

13 de abr de 2016 - Jornalismo

Fotos: Max Haack / Agecom

Trinta anos de existência e dois imóveis depois, a Escola Municipal do Alto da Cachoeirinha, no Cabula VI, chega à sua instalação definitiva que foi totalmente construída pela Prefeitura e entregue pelo prefeito ACM Neto e secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, nesta quarta-feira (13), na Rua Recanto da Cachoeirinha. Com investimento de pouco mais de R$ 4 milhões com recursos municipais, a unidade de ensino, que passa a ter também o nome de Nelson Maleiro, atende a mais de 700 alunos da Educação Infantil (Grupos III a V), Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação dá continuidade à programação de aniversário dos 467 anos de Salvador.

2016-04-13_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Nelson Maleiro_Alto da Cachoeirinha_Cabula_Foto Max Haack_Agecom _15

Ao lado ainda da vice-prefeita Célia Sacramento, demais autoridades e lideranças comunitárias, o prefeito salientou os investimentos realizados pela administração municipal na área da educação, por meio do Programa Combinado. “A educação em Salvador está passando por uma revolução, fruto do trabalho conjunto realizado por todos os colaboradores, principalmente os da Smed. Há três anos, a rede de ensino estava completamente abandonada e o primeiro passo foi recuperar essa rede. Hoje, já são mais de 120 escolas reformadas, muitas elas construídas ou recuperadas em alto padrão”, destacou.

2016-04-13_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Nelson Maleiro_Alto da Cachoeirinha_Cabula_Foto Max Haack_Agecom _205

As lembranças de todo o processo de transformação foram resgatadas pela coordenadora pedagógica da unidade de ensino Maria de Lourdes Rocha, de 40 anos. Ela foi aluna da escola desde a época em que funcionava no Centro Social Urbano de Narandiba. “Era uma escola muito pequena e a lembrança que eu tenho de lá é uma grade antiga que me separava da minha mãe. Fiz Pedagogia, me formei e fiz questão de trabalhar na unidade de ensino. As gestões que atuaram aqui colaboraram bastante para o desenvolvimento da escola. Hoje, estar nesse espaço que proporciona aos alunos um ambiente feliz é muito legal e gratificante”, salientou, ao contar também que o filho Jorge Miguel, de 3 anos, também estuda na Nelson Maleiro.

2016-04-13_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Nelson Maleiro_Alto da Cachoeirinha_Cabula_Foto Max Haack_Agecom _60

A estrutura física conta com 11 salas, elevador, piso tátil, banheiro para pessoas com deficiência, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e rampas de acesso, refeitório, sala de leitura, auditório, área de lazer coberta e descoberta. O corpo docente é composto por 27 professores, além de apoio técnico. “Considero nossa escola agora como um grande presente da Prefeitura para a comunidade. Afinal de contas, toda criança merece um lugar mais amplo e mais agradável para estudar, o que inclusive contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizado. Acompanhamos desde a apresentação do projeto da escola até virmos agora esse sonho realizado”, salientou a diretora Daniele Palma.

2016-04-13_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Nelson Maleiro_Alto da Cachoeirinha_Cabula_Foto Max Haack_Agecom _22