Núcleo profissionalizante vai beneficiar alunos do Seja e familiares

17 de abr de 2012 - dev

Com o objetivo de inserir alunos da rede municipal de ensino e seus familiares no mercado de trabalho, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), vai criar um Núcleo de Serviços de Carpintaria e Marcenaria. O espaço vai funcionar em um antigo anexo da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), na Avenida Dois Leões, Baixa de Quintas.

As atividades de carpintaria e marcenaria devem começar em julho e vão beneficiar alunos do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) e familiares dos estudantes da rede. O núcleo contará com depósito de móveis, depósito de armazenagem de madeira e salas de acabamento, transformação e finalização.

A ocupação do imóvel, que abrigava moradores de rua, contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, que deram suporte à segurança em todo o processo. A Secult também conta com a parceria da Limpurb, que está realizando a limpeza do local, e da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), que fez a poda das árvores.

A comunidade aprovou a ocupação do imóvel pela Secult, pois se sentia insegura com o número de moradores de rua que viviam no local, que podia servir também de abrigo para usuários e traficantes de drogas. Os moradores de rua foram encaminhados para abrigos públicos e cadastrados em projetos de assistência social e habitação pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).