Oficinas de jornalismo aguçam consciência crítica e social de alunos

13 de dez de 2012 - dev

Há quatro meses o jovem Tailor Silva Santana, de 14 anos, não sabia qual profissão seguiria. Mas, o caminho, que parecia que ainda seria definido daqui a alguns anos, foi escolhido junto com a formatura do ensino fundamental: ele quer ser jornalista. E a decisão veio após a participação no Projeto EducaMídia, que foi desenvolvido na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, onde cursava o 9º ano.

A formatura do adolescente e de outros 70 alunos foi realizada na manhã desta quinta-feira (13). Durante a solenidade, os alunos também receberam o certificado de conclusão das oficinas de jornalismo on line, ação de inclusão sociodigital realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Instituto Miguel Calmon e com veículos de comunicação on line de Salvador.

Para Tailor, a oficina foi um divisor de águas. “Eu ainda não sabia o que fazer, mas após as aulas eu acho que quero ser jornalista porque poderei ajudar muita gente, modificar muitas coisas e aprender muito todos os dias. Hoje eu tenho uma visão diferente de tudo ao meu redor e já sei também que posso mudar muita coisa, só depende de mim”, disse.

“Esse projeto levantou a autoestima dos alunos e destruiu o paradigma de que as pessoas mais carentes não podem fazer nem dizer nada. Quando eles começaram a escrever e perceberam que seus textos eram importantes e faziam a diferença para colegas, professores e comunidade, eles descobriram uma ferramenta de mediação e perceberam que sim, eles poderiam ser ouvidos. Estou muito feliz e espero que o projeto continue na nossa escola”, comemorou Maria de Lourdes Cruz, gestora da unidade.

O PROJETO – Para os jornalistas que coordenam o projeto, a ideia principal da ação é ser uma ferramenta de reforço do aprendizado e não de capacitação, mas ao longo das atividades, alguns alunos se destacaram e demonstraram que tem aptidão para realmente seguir a carreira jornalística. “Nós ficamos muito felizes com o resultado e torcemos para que lá na frente alguns desses alunos de hoje, que se destacaram bastante, sejam nossos colegas de profissão”, afirmou Gusmão Neto, um dos jornalistas responsáveis pela ação.

O projeto EducaMídia utiliza a mídia como ferramenta complementar do aprendizado e as mais diversas ferramentas da internet para explorar as habilidades que os alunos têm para se expressarem. Nas aulas, os estudantes aprenderam técnicas jornalísticas e depois, sob a orientação dos comunicadores profissionais, colocaram o que aprenderam em prática, noticiando o cotidiano da comunidade escolar em um blog criado especificamente para o projeto.

Atuando como repórteres-mirins, os estudantes foram os protagonistas da produção das notícias sobre as ações pedagógicas da escola e as vivências no ambiente educacional. Além disso, o projeto contempla aulas de escrita, fotografia, sobre o bom uso das redes sociais, além de técnicas de áudio visual.