ONG capacita conselheiros da alimentação escolar

16 de abr de 2009 - dev

Conselheiros de Alimentação de vários municípios participam hoje (16 de abril) do 36ª Encontro de Capacitação para Conselheiros da Alimentação Escolar, no auditório da Faculdade Visconde de Cairu. O encontro é voltado para 70 municípios da Bahia, com a presença de 210 conselheiros e 50 contabilistas.

É a primeira vez que esse evento acontece na capital baiana, fruto da realização da organização não-governamental (ONG) Ação Fome Zero com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). O objetivo é levar propostas de mudança e conhecimento sobre prestação de contas dos gêneros alimentícios.

As noções de contabilidade também estão envolvidas no processo de capacitação. Para isso, foi feita a parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). A presidente do CRC-BA, Maria Constança Carneiro, manifestou total apoio à capacitação dos conselheiros dos municípios.

A coordenadora estadual da Comissão de Voluntariado da Classe Contábil, Iara Dórea, garante que os contabilistas irão utilizar seus conhecimentos técnicos para assessoria contábil aos conselheiros, ajudando a evitar irregularidades na gestão da merenda escolar.

Segundo a coordenadora de Ações Socioeducativas da SMEC, Tatiana Chaves, os conselheiros monitoram desde a qualidade dos alimentos até a distribuição e armazenamento dos produtos em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). “É um papel fundamental na fiscalização da alimentação do município”, diz.

Para o secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, a capacitação dos conselheiros é crucial para contribuir na qualidade da alimentação. “Nós precisamos transformar a realidade do país e promover um Brasil mais igualitário. Isso também conta com o trabalho dos conselheiros da alimentação escolar”, afirma.

Palestras

O Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Estado (TCU-BA), Antonio França da Costa, falou sobre a importância da atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) no acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Outra palestra foi sobre aspectos nutricionais da alimentação escolar, da nutricionista do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lílian Silva dos Santos.

Já a Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Rose Ponde, falou sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar no atendimento a alimentação das escolas, para fortalecer o pequeno agricultor.