Oratória é tema da 9ª Edição do Programa Educação em Pauta

23 de mar de 2010 - dev

Cerca de 50 pessoas, entre coordenadoras regionais, gestores e educadores, participaram nesta manhã desta terça-feira, no auditório do Anexo II da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), da 9ª Edição do programa Educação em Pauta, que teve como tema “Oratória: Ferramenta Essencial do Educador”.

Ministrado pelo palestrante Yang Mendes, Instrutor do curso Oratória e a Arte de Convencer da Sociedade de Educadores Giordano Bruno, administrador e professor de filosofia e sociologia, a palestra teve como objetivo abordar e discutir pontos primordiais para uma boa comunicação entre professor e aluno.

“O que um educador faz normalmente é usar a fala, mas, isso não significa que o mesmo consegue envolver todos seus alunos para que eles tenham um aprendizado essencial para seu cotidiano, por tanto, se você pensar que através do desenvolvimento de práticas em salas de aulas e abordagens diferenciais na arte de educar você pode conseguir mudar o conceito da educação passada, tudo pode se tornar mais fácil”, disse Mendes.

“É preciso saber lidar com alunos como um ato de amor e não como ato de dor. Sejam eles mais quietos ou inquietos. Tudo é uma questão de instrumento de reflexão, para ser discutido e rebatido. Dessa forma, muitos poderão valorizar e contribuir de forma específica na educação”, completou Yang.

Segundo o sub-secretário da Educação, Eliezer Cruz, é com intuito de discutir questões que facilitem a comunicação e a compreensão de professor X aluno que a Secult vem dando continuidade ao programa, que acontece duas vezes ao ano, sempre abordando temas presentes no cotidiano dos educadores.

O Programa teve inicio em 2008 e, em todas as edições, contou com o apoio das coordenadoras regionais, que incentivam professores a participarem e ajudam no processo de melhoramento do aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Dentre os temas abordados nas edições passadas estão Segurança nas escolas, Relação família X escola e Saúde da fala do educador.