Palestra sobre primeiros socorros para coordenadores

13 de set de 2011 - dev

Pensando no bem estar e na segurança dos alunos, a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas (CAS), promoveu nesta terça-feira (13), uma palestra sobre “Primeiros Socorros: saiba como lidar com acidentes e imprevistos”, proferida pelo subtenente do Corpo de Bombeiros Gilvã Rodrigues.

Segundo o subtenente, a intenção da palestra é orientar os professores sobre as medidas de prevenção. “Oriento a turma de como realizar os primeiros socorros, além da segurança necessária na hora do atendimento”, explica.

Cerca de 30 representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Subúrbio I, Subúrbio II, Liberdade, Cidade Baixa, Centro e São Caetano participaram do evento. No dia 20 de setembro, será realizada outra palestra, desta vez para atender as CREs do Cabula, Pirajá, Itapuã, Cajazeiras e Orla. “A palestra foi bastante esclarecedora. O profissional é bastante qualificado e explicou sobre manobras e técnicas adequadas de primeiros socorros, desmitificando posturas inadequadas no atendimento as vítimas”, destaca Marisangela Bispo, técnica da CRE Subúrbio II.

Acidentes, temperatura corporal, convulsão, engasgamento, ferimentos e queimadura foram alguns dos assuntos abordados. A CAS trabalha ainda com o Programa de Educação para Saúde Infantil (PESI), que é um projeto voltado às práticas educativas em prevenção à saúde, envolvendo as seguintes áreas: pedagogia, serviço social, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia.