O Show realizado pelo palhaço Xurumelo, com direito a brincadeiras, mágica, guloseimas e muita diversão marcou a manhã da terça-feira (9) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luis Eduardo Magalhães, localizado no bairro de Brotas (GRE Centro). A ação foi desenvolvida no âmbito do projeto “Emoções”, desenvolvido pela unidade com objetivo de reviver as emoções e os bons sentimentos em contraponto às dificuldades ocasionadas pelo distanciamento social. Para realizar a atividade, a gestão pedagógica se reuniu com as crianças dos grupos 2 ao 5 junto aos professores e funcionários.
A professora e idealizadora do projeto, Rosangela dos Santos, disse que por conta do contexto da pandemia, do luto coletivo e individual, a equipe precisava resgatar as experiências das atividades lúdicas. “É um momento de um olhar sensível para que eles aprendam a conviver com essas emoções. Assistimos ao filme “Divertidamente” que fala sobre todos os sentimentos. Falamos sobre o amor com eles, através da música e também com contação de histórias. Hoje, estamos celebrando a alegria e trouxemos o palhaço para animar nossa manhã”.
Para Rosangela, é muito importante vivenciar esses momentos para trazer sorrisos. “Fizemos uma atividade em que perguntamos para eles: Se você fosse um bichinho, para onde você iria? E uma das crianças respondeu: “Eu quero ir no céu ver minha avó”. Daí percebemos o sentimento de tristeza e saudade que o momento trouxe para todos. O nosso objetivo é amenizar esse cenário”, conta.
Marco Calil, ator, professor de teatro e também conhecido como palhaço Xurumelo, disse que a recepção da criançada foi surpreendente. “Eles se divertiram, brincaram, estavam bastante animados e participativos. Trabalho com a filosofia que o “palhaço” é o nosso eu interior, então, quando despertamos o nosso “eu” conseguimos colocar para fora os nossos melhores sentimentos. A gente sabe que tem crianças que não tem contato com as artes, então se elas não podem ir ao circo, o palhaço vem até elas”, afirmou.
A pequena Kamily Pereira (4) contou que o que ela mais gostou foi a brincadeira da “Galinha gorda”. “O palhaço brincou com a gente, e peguei muitos docinhos, foi divertido. Dançamos, teve mágica, e tiramos muitas fotos. Já estou com saudade do palhaço Xurumela”.