Dia Internacional da Mulher é comemorado nas escolas municipais

09 de mar de 2023 - Jornalismo

A data teve comemoração em várias unidades escolares na quarta-feira (08), mas a programação vai continuar até o final do mês. Na Escola Municipal Terezinha Vaz, situada no Barbalho, foi realizada uma palestra sobre empoderamento feminino no contexto do social, econômico e emocional, ministrada por Rita Sales, coordenadora do Fiema. O evento contou com as presenças de mães, alunos, professores e da comunidade local, que puderam aprender mais sobre a temática.

Segundo Rita Sales, esse momento foi muito importante para que os alunos e alunas aprendessem desde cedo como respeitar as mulheres e lidar com o sexo oposto, além de levar informação de empoderamento para as mães e comunidade. “Essa é uma data para termos um dia especial pra gente, de luta, conquistas… e a educação tem a função, de levar conhecimento para que as pessoas entendam a importância de hoje, pois se nós chegamos até aqui, foi porque várias mulheres se rebelaram contra essa sociedade patriarcal. Elas disseram não à opressão, não à forma que eram tratadas, pois nós precisamos de igualdade de direito e isso só foi reconhecido com a Constituição de 88, então 35 anos é pouco tempo pra gente validar o nosso lugar”, avalia.

Segundo Aline Brandão Pepe, vice-diretora da manhã, essa palestra foi pensada para que todos que participassem desse momento, saíssem da conversação com o olhar mais amplo sobre o empoderamento feminino. “Pensamos muito no que fazer nesse dia e decidimos trazer uma palestra que falasse sobre tema, pois não tem muito tempo que se fala desse lugar da mulher na sociedade e eu acredito que empoderar a mulher desde os nossos alunos, desde agora é dar forças para eles verem que não é mais como antigamente onde a mulher só ficava na cozinha, precisamos fazer uma reflexão e ensinar a eles a ter essa visão de respeito e admiração.”

A Assistente Social Luzicleide Maria do Nascimento, mãe de aluno, destacou a importância da temática ser discutida no ambiente escolar. “Eu fico feliz em ver a nossa escola dando essa oportunidade, pois existem muitas mulheres sem oportunidade de ouvir e se informar sobre o seu poder de fala, quanto mais falarmos sobre esse assunto e colocar em pauta essa questão, mais iremos fortalecer a rede, as mulheres e nossos filhos, pois essa educação precisa vir desde pequeno ainda na escola e o conhecimento é essencial em nossa vida, ele abre portas.”

Dona Izabel Cistina Gonzaga de Oliveira, líder comunitária, também esteve presente na palestra, ela afirmou que se viu nesse lugar de fala. “ Eu sou uma mulher que sempre me coloquei nesse lugar de comando, eu me faço respeitar o tempo todo, não é à toa que lidero uma comunidade que me respeita. A palestra foi muito boa e importante  para aquelas mulheres que estão chegando agora e que não sabem os seus direitos, possam saber que temos sim, pois acham que mulher só tem deveres nunca direitos, mas já estamos mudando essa história.”

A aluna, Ana Caroline da Silva Queiroz Santos, 11, assistiu a palestra e se encantou. “Gostei de tudo, principalmente de saber que as mulheres lutaram muito e lutam pelos nossos direitos, aprendi que podemos ser o que quisermos , e que é preciso estudar muito para sabermos nos defender, gostei também muito de ver no final o clip de Iza, a música Dona de Mim, nos empodera.”

A programação de comemorações sobre o Dia Internacional da Mulher continua nas escolas até o final do mês. O Cmei Lourival Evangelista, EM Marechal Rondom, Saturnino Cabral, Santa Rita, são algumas das muitas escolas que darão continuidade ao cronograma de palestras, confecção de painéis, sessão de fotos, oficinas, e mais uma série de ações com a participação da comunidade escolar e familiares.

FIEMA

Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema), tem como objetivo financiar e implementar políticas, programas, projetos e ações articuladas e intercomplementares para mulheres afrodescendentes em condições de vulnerabilidade social.

Vinculado à Smed, o Fundo atua no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão educacional e desenvolvimento humano do seu público alvo, através de ações educacionais. O trabalho envolve a conscientização e enfrentamento à violência doméstica, a formação pró equidade de raça e gênero, o empoderamento, a saúde da mulher, o empreendedorismo, a educação para a autonomia, entre outras.