Parceria entre Escola Municipal e SSP garante carteira de identidade para alunos e comunidade

15 de fev de 2023 - Jornalismo

“A ideia de buscar esse atendimento para os alunos e comunidade escolar, foi para viabilizar que essas pessoas pudessem adquirir a primeira e segunda vias do documento de identidade.” Disse Luiz Luz, diretora da Escola Municipal Ivone Vieira Lima, situada no Subúrbio de Salvador, onde aconteceu na segunda-feira (13), das 8h às 17h, a emissão de documentos de identidade. Essa foi uma parceria através da Secretaria Municipal da Educação (SMED) entre a gestão escolar e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Por meio de um ofício o gestor Luiz Luz solicitou a SSP 200 gratuidades para emissão de primeira e segunda via do Registro Geral (RG) dos estudantes. De acordo com o gestor, a comunidade foi mobilizada com avisos para os pais através das redes sociais, uma forma de estimular quem ainda não tem o documento de identidade. “Tivemos mais de 250 atendimentos, com orientação e emissão de mais de 196 carteiras. O grande barato disso na verdade, é que, até a entrega dos documentos serão também na unidade, portanto, os pais não terão custo com transporte e deslocamento, nem com a taxa de pagamento das segundas vias”, ressaltou o gestor.

Os profissionais da SSP fizeram 200 fichas priorizando os estudantes, 40 vagas foram destinadas para comunidade. Os moradores agradeceram muito esse momento e pediu para que mais ações como essas fossem realizadas em outras unidades. Nadson Oliveira Santos, morador do bairro, declarou a sua gratidão. “Queria agradecer ao diretor Luiz pela sensibilidade e carinho com a nossa comunidade”, disse.

A mãe de aluno da escola, Nadjara Oliveira dos Reis, estava agradecida. “ Estou muito feliz com a escola que nos proporcionou e nos disponibilizou um  grande bem para a nossa comunidade tão esquecida, espero que outras ações aconteçam em nossas escolas”.

O diretor ressaltou ainda a tranquilidade com que tudo foi realizado. “Foi um momento muito emocionante, ver a felicidade da comunidade, os pais agradecendo, felizes com a ação, não tivemos nenhuma indisposição, a escola funcionou tranquilamente durante a ação nos turnos matutino e vespertino. Fiquei emocionado, o ano começou de fato nesse dia, eu precisava apreciar um momento como esse para poder renovar as minhas energias e mais do que nunca, não perder a minha crença de que educação é real e é possível”, destacou.