Parceria entre Smed e Defensoria Pública promove o lançamento do livro Nossa Querida Bia – enfrentamento do racismo desde a infância

23 de nov de 2023 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu na quarta-feira (22), o lançamento na Rede Municipal de Ensino do livro Nossa Querida Bia – Enfrentamento ao racismo desde a infância. O evento aconteceu no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), com a participação do titular da Smed Thiago Dantas, da coautora do livro Laíssa Rocha, defensora pública e toda a equipe da diretoria pedagógica (Dipe). O lançamento contou ainda com a apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Maria Dolores.

O livro que já foi distribuído para os alunos das escolas municipais, destaca o combate às formas de racismo, estimulando romper com o silenciamento em torno do tema ainda na primeira infância, com foco na promoção da igualdade racial. A proposta da leitura é despertar o sentimento de pertencimento e identidade, além de discutir o racismo de forma sensível e lúdica, sem deixar de tratar o assunto com a seriedade que merece.

O secretário Thiago Dantas destacou a importância da apresentação do grupo de dança e parabenizou o professor Lázaro Machado responsável pela apresentação dos alunos que abrilhantaram o evento. “Temos que mostrar ao maior número de pessoas, ações que possam levar conhecimento para nossos alunos. Os exemplares dessa obra já foram distribuídos na rede municipal, e tenho certeza de que a leitura vai ampliar ainda mais o conhecimento das crianças em relação à temática sobre o racismo, promover habilidades úteis para a formação e transformação da sociedade”, destacou Dantas.

A defensora pública Laíssa Rocha explica que a ideia de escrever o livro surgiu a partir de situações registradas na Defensoria Pública, mas depois que o crime de racismo já estava consumado. Casos relacionados à estética negra, racismo religioso, foram algumas das situações que motivaram e inspiraram a obra produzida coletivamente. “Há várias mãos discutimos, debatemos, pensamos em conjunto, eu e as demais coautoras nas principais temáticas no livro de micro contos, sabíamos que não esgotaríamos o tema, por isso essa é a primeira edição de outras tantas que desejamos lançar”, conta Laíssa Rocha.

O livro está disponível em PDF para Download no site: www.defensoria.ba.gov.br  as escolas que tiverem interesse e deseje firmar um termo de parceria com a Defensoria Pública, o órgão disponibiliza o livro para ser reproduzido.

Fotos: Enaldo Pinto