Smed participa de encontro realizado no Senai – Dendezeiros, para apresentação do Projeto EJA Profissionalizante. O evento aconteceu nesta terça-feira (10), onde foi discutida a importância da qualificação profissional para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Rede Municipal oferece cursos de Operador de Microcomputadores, Manutenção de Tablet e Smartphone, Instalador de Sistema e Automação Residencial e Montador e Reparador de Microcomputadores.
A subsecretária Isabela Cabral destacou a importância de ofertar cursos profissionalizantes para o segmento EJA. “Estamos falando de jovens e adultos que precisam ter uma profissão, ter algo que proporcione uma rentabilidade, não é fácil, porque temos que implementar o aprendizado desses jovens, que por diversas circunstâncias não conseguiram concluir o ensino médio. No momento que propicia aos jovens a oportunidade de vivenciar técnicas, despertamos neles a vontade de estudar que vem impulsionada pela vontade de progredir na profissão”, enfatizou Isabela.
Conforme o coordenador de Negócios do Senai-BA, Levy Costa o objetivo de oferecer os cursos profissionalizantes é direcionar o aluno para dois caminhos estratégicos, o primeiro conquistar sua empregabilidade, porque o próprio curso já trabalha com metodologias relacionadas a despertar o interesse de correr atrás na sua vaga no mercado de trabalho, mas são cursos também, que despertam a vontade de empreender.
“Salvador foi pioneira nesse projeto, quem deu o pontapé inicial foi a gestão do prefeito Bruno Reis em parceria com a Smed, instituição que assinamos contrato para qualificar milhares de alunos da EJA durante três anos, muito provavelmente será renovado por causa do impacto quem vem causando na Rede Municipal de Ensino”, destacou Levy.
Fotos: Enaldo Pinto