Parceria entre Smed e Unicef distribui 33 mil kits de higiene bucal para Educação Infantil

20 de jul de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) distribuiu 33 mil kits de higiene bucal para os alunos da Educação Infantil, através de parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas (Unicef), que buscou três capitais para fazer a entrega. As escolas estão fazendo a entrega dos kits associadas às atividades pedagógicas para que as crianças entendam de forma leve o quanto é importante cuidar da higiene pessoal. A proposta da doação dos kits é servir de apoio para ensinar às crianças a importância da higiene pessoal e oral – cuidados que precisam ser reforçados no dia-a-dia e, especialmente, em tempos de pandemia. O kit, que recebeu o nome de Dr. Dentuço, contém um creme dental, uma escova, um sabonete e um folheto informativo sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Na sexta-feira (9), a Escola Municipal Dr. Otaviano Pimenta, localizada em São Thomé, concluiu a sequência didática A Higiene em tempo de Festas Juninas e a Pandemia. As ações tiveram como objetivo principal mostrar aos alunos a importância de se prevenir da Covid-19 e também a forma correta de escovação. Nesta ocasião, participaram os profissionais da unidade escolar e os profissionais da UBS (agente de saúde, gerente da UBS, enfermeira e dentista do posto). A gestora Eliana Mendonça Silva explica que foi elaborada uma sequência didática executada na unidade durante o período de 31 de maio a 09 de julho. Segundo ela, a parceria entre o sistema de saúde, como agente de prevenção, e o sistema educacional, focado na conscientização, foi imprescindível. “Essas ações incentivam as crianças a se cuidarem, além de promover momentos ricos de aprendizagem. Também estimulam o engajamento dos profissionais de saúde junto à comunidade escolar, envolvem a equipe num determinado tema”, disse Eliana.

Com 218 crianças entre 2 e 5 anos, a equipe do Cmei Abdias Nascimento, em Nova Brasília de Valéria, aplicou atividades abordando questões sobre a higiene corporal. Na conclusão e entrega das atividades, os alunos receberam o kit de higiene bucal. Conforme a gestora Tainá Lima Magalhães, a estratégia funcionou muito bem, porque a garotada deu um feedback positivo. “Mesmo aqueles que permanecem no ensino remoto, por opção dos pais, enviaram vídeo agradecendo. Estamos com ensino semipresencial e com o remoto, mas não tivemos dificuldade de concluir a atividade, a participação da família foi de extrema importância nessa prática”, afirmou Tainá.

Cláudia Regina Oliveira, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Pires, localizado na Fazenda Grande do Retiro, deu início à distribuição do kit assim que foi anunciado o retorno do ensino híbrido. Ela disse que os alunos receberam com muita alegria. “Essas ações reforçam o quanto é importante o cuidado com a higiene pessoal. As professoras explicaram às crianças como devemos nos cuidar e que a higiene do corpo é principal forma de evitar doenças”.

Para o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira, esse trabalho, em parceria com a Unicef, e com a atuação das unidades escolares, tem importantes resultados. “Ao mesmo tempo que proporciona às crianças o aprendizado acerca da higiene e da prevenção contra doenças, reflete também na conscientização das famílias”, frisa. A coordenadora do Unicef na Bahia, Helena Oliveira, destaca que a higiene bucal integra a perspectiva de cuidados pela saúde. “Sabemos que o foco de contaminação de várias doenças é pela boca, então, a higiene bucal é fundamental e precisa ser despertada nas crianças. Neste momento em que as escolas estão em processo de retorno das aulas presenciais, este tem que ser seguido principalmente dos cuidados com a higiene”, ressalta.