Parceria entre Smed, Ufba e Faced, oferta curso de Extensão em Educação Integral para coordenadores pedagógicos municipais.

09 de dez de 2019 - Publicidade

Na tarde da última quinta-feira (5), 25 coordenadores pedagógicos das Gerências Regionais (GRE’s) e da Secretaria Municipal da Educação (Smed) participaram do encerramento do Curso de Extensão em Educação Integral, na sede da Faculdade de Educação (FACED). O curso que teve início em outubro tem o objetivo de fortalecer as equipes técnicas na temática proposta sobre a meta de ampliação de vagas de tempo integral.

Segundo Olga Alice coordenadora da Smed, esse curso solidifica a comunicação entre a universidade e a equipe municipal fortalecendo a educação integral. “Nós buscamos o apoio da universidade para outras aproximações conceituais sobre Educação Integral. Hoje a Smed tem uma política de educação integral com 13 unidades escolares de tempo integral e temos um grande desafio na ampliação da oferta e a consolidação da política e para isso a importância do curso na ampliação das discussões sobre esta oferta e a troca de experiências com outras redes”.

Durante o curso foram abordados conceitos e ampliações do que é realmente a educação integral, o planejamento de pautas e estratégias de melhoria para o trabalho, como falou o palestrante e professor de História e Comunicação, Dr. em Educação pela Ufba e professor da Ufba, Ronaldo Figueiredo Venas. “Eu fico muito feliz em poder estar aqui hoje porque é um momento histórico, uma vez que o mundo vem passando por grandes transformações e a gente tem que se adaptar e entender essas transformações, então estar junto com os coordenadores pedagógicos que são profissionais que atuam diretamente dentro das escolas para realização de um processo efetivo, é realizador”.

A coordenadora do curso de extensão da Ufba, Lanara Guimarães de Souza falou da importância dessa parceria com a Smed. “A organização contou com o protagonismo da equipe da Secretaria, partiu deles essa proposta e nós abraçamos, pois o princípio com qual a gente trabalha é compartilhar e colaborar então, como os princípios são os mesmos e estamos todos focados na qualidade pública do ensino da educação, foi fácil poder organizar isso, então eu devo mesmo parabenizar e agradecer à Smed pelo convite”, pontuou.

Atento a tudo, o coordenador da GRE Cabula, Leandro Gileno Militão Nascimento disse estar satisfeito com o curso. “O curso nos oportuniza parar um pouco para pensar na educação integral, sair das práticas diárias do professor da escola para ir além das teorias e experiências. A gente volta para as GR’s hoje e para as escolas com nova concepção de educação integral, como podemos contribuir para o crescimento desse aluno e como ajudar esse professor na gestão escolar a pensar melhor nessa escola de educação integral. Acho que isso nos fortalece”, destacou.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS

_ALC_05.12_Curso de Extenção emm Educação_UFBA_Foto André Carvalho_SMED_PMS (1)
_ALC_05.12_Curso de Extenção emm Educação_UFBA_Foto André Carvalho_SMED_PMS (2)
_ALC_05.12_Curso de Extenção emm Educação_UFBA_Foto André Carvalho_SMED_PMS (5)