Parceria escola, família e Educação promove Circuito Baiano Kids de Judô na rede municipal

26 de set de 2022 - Jornalismo

Mais de 50 estudantes da Escola Municipal Ministro Carlos de Santana, situada na Faz. Grande II, participaram do Circuito Baiano Kids, que aconteceu domingo (25), na Arena de Esporte da Bahia, em Lauro de Freitas. O evento integra as ações do Projeto Judô nas Escolas, uma parceria da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Prefeitura de Lauro de Freitas.

De acordo com Maicom França Moreira, diretor de projetos da Federação Baiana de Judô e coordenador do Projeto Judô nas Escolas, na Prefeitura de Salvador, destacou a importância da presença da presença dos familiares no evento. “Hoje temos mais de 150 crianças acompanhadas dos familiares, ver esse incentivo nos deixa muito felizes. A expectativa é que daqui a um ano e meio a gente possa apresentar talentos e por isso estamos nesse trabalho de estimular a prática do esporte e da educação través da arte marcial que é uma filosofia de vida e, com certeza, vamos ter grandes atletas na Seleção Baiana de Judô e na Seleção Brasileira, essa é nossa maior expectativa”.

“O Judô em si é um esporte que tem uma atração muito grande nas Escolas, traz disciplina para as crianças, proporciona oportunidades para que os estudantes possam testar e aprimorar as técnicas, pra gente é um orgulho juntar essa força, justamente agora com essa parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador” ressalta o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornélas.

O Projeto visa proporcionar ao aluno o alcance da serenidade, tranquilidade mental e autoconfiança, além de servir como veículo para o crescimento, desenvolvimento pessoal, de potencialidades psicomotoras, cognitivas, elevação da autoestima, afetividade e integração social, favorecendo a inclusão, o respeito e o reconhecimento de valores éticos e morais da cidadania através do esporte.

“A gente está sempre criando e inovando para as crianças, oportunidade de evoluir, de aprendizado, de contatos com outras crianças que também fazem esporte e isso é muito importante é motivacional, pois as crianças também precisam disso e o nosso foco é educacional, mas também gostamos desse momento, não é o competir, é esse aprendizado, essa troca de experiências que é superinteressante para o desenvolvimento deles”, pontuou Clara Greice Sargolo França, uma dos coordenadoras do projeto Judô nas Escolas.

Ansioso para participar e competir, o aluno Gabriel dos Santos, 10 anos, revelou que se sente mais disciplinado e quer sair vencedor, mesmo sendo somente uma confraternização. “Treinei bastante para este momento, pedi a meu pai para me matricular nas aulas porque gosto muito de luta, também fui incentivado através dos filmes de Judô que eu assistia. Eu me sinto mais corajoso, mais forte e tenho mais disciplina na escola e em casa. Eu sei que o importante é competir, mas eu quero ganhar”, risos.

Projeto – O Judô nas Escolas ocorre inicialmente em duas instituições: na Escola Municipal Ministro Carlos Santana, em Cajazeiras, e na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. Ainda este ano, o projeto terá início na Escola Municipal de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Cada escola atende até 125 alunos, divididos em cinco turmas, sempre no contraturno das atividades escolares.

 

Fotos: Enaldo Pinto