Patrulha Escolar completa um ano de atuação junto às unidades da rede municipal de ensino

05 de abr de 2024 - Jornalismo

Neste mês de abril, a Patrulha Escolar – destacamento de agentes da Guarda Civil Municipal em apoio à Secretaria Municipal de Educação (Smed) -, completa um ano de criação realizando atividades de patrulhamento, palestras e aconselhamento dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Instituída pela gestão municipal para garantir a segurança no ambiente escolar, a unidade atua de forma ostensiva, com foco no patrulhamento comunitário escolar e no incentivo à não violência e a cultura da paz neste ambiente. A Operação 2024 tem como tema “A Prevenção é a Segurança que Evita a Violência”.

Uma das ações promovidas pela corporação diz respeito às operações contra a prática do bullying, com especial atenção aos praticados no ambiente virtual. “Baseado na lei antibullying, que foi aprovada recentemente, buscamos trabalhar para que o ambiente escolar se torne um lugar propício para o ensino. Algo que deveremos estar atentos nesta Operação 2024 é o cyberbullying, pois os crimes virtuais têm ocorrido com uma incidência muito grande. Alunos estão criando perfis falsos na internet para disseminar fofocas, gerando muita confusão, chegando até mesmo à ocorrência de brigas físicas. Estamos fazendo esse papel preventivo e também a função ostensiva, quando há uma demanda solicitada pela direção das escolas”, explica o coordenador da Patrulha Escolar, Ubirajara Azevedo.

Nestes casos, as viaturas são deslocadas em tempo hábil e caso algum tipo de violação do direito das crianças ocorra, há o encaminhamento para os órgãos competentes, como o Conselho Tutelar. Todos os agentes da unidade são devidamente capacitados para atuar no patrulhamento escolar, assimilando conteúdo relativo à escuta ativa e ao trabalho com crianças, que exige muita sensibilidade.

Patrulha Escolar – Promovendo a identificação e prevenção de situações de violência, vandalismo e demais ocorrências que colocam em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar, o dispositivo conta com dez viaturas e 40 agentes atuando diariamente à disposição da rede municipal de ensino, realizando palestras educativas e desenvolvendo ações nas escolas com a equipe antibullying.

Lucélia Fontes, diretora da Escola Municipal Orlando Imbassahy, no bairro de São Marcos, acredita que a integração com a Guarda Civil nas unidades de ensino possui um papel imprescindível, visto que a maioria das escolas públicas municipais estão localizadas em áreas de vulnerabilidade social.

“É muito importante ter a GCM ofertando esse apoio, dando todo suporte à escola e às famílias, mostrando que o papel da guarda é promover a segurança, mas, sobretudo, garantir a paz nas escolas, nesse cenário de integração e intervenção. Essa atuação vai muito além do papel deles, proporcionando essa aproximação com a comunidade, trazendo mais segurança e desenvolvendo papéis que também são pedagógicos, a partir das palestras e do aconselhamento junto às famílias”, destaca Lucélia.

Balanço – No ano de 2023, a Patrulha Escolar realizou 9.663 atendimentos, durante 3.079 visitas a unidades da rede municipal de ensino de Salvador. Neste período, foram contabilizadas 80 ocorrências, geralmente manifestadas por meio de depredação do patrimônio, ameaças e vias de fato – relativos a atos de violência debelados pela guarnição.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS