Peças, cinema e festival literário na Semana das Crianças na rede

09 de out de 2012 - dev

O Dia das Crianças está movimentando a rede municipal de ensino. As escolas programaram uma semana muito especial para comemorar a data e relembrar várias brincadeiras como de roda, cantigas e com personagens literários. Nesta quarta-feira (10), às 9h30 e 14h30, o Grupo de Teatro da Escola Municipal Zulmira Torres estreia a sua 14ª montagem teatral: O Lobo Mágico. A peça será apresentada às 9h30 e 14h30.

A montagem é uma viagem no universo mágico das fabulas com o encontro do Lobo e da clássica personagem Chapeuzinho Vermelho com os seres encantados do folclore: a Iara, o Saci, o Boto e a Caipora. Cerca de 150 alunos formam dois grandes elencos que contarão de forma divertida a história que destaca a importância do cuidado com o meio ambiente.

Também nesta quarta-feira, a partir das 8h30, os 270 alunos da Escola Municipal Hercília Moreira participarão do III Festival de Literatura, que incentiva a leitura e a boa convivência a partir de jogos e brincadeiras. No Dia da Criança (12), das 10 horas, os alunos assistirão pela manhã à peça teatral Anacleto: o porquinho politicamente correto, do Grupo Palhaços do Rio Vermelho. Depois haverá pintura de rostos com os palhaços e show de mágica.

Já a Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Garcia, organizou uma festa de comemoração às crianças. Serão duas camas elásticas, basquete, pintura, show do mágico Dimmys e sorteio de brindes. Outra unidade que também está com uma programação diversificada é a Municipal Geraldo Bispo dos Santos, em Plataforma. Nesta quarta-feira (10), os cerca de 240 alunos, 6 a 14 anos, do 1º ao 5º ano, terão o dia voltado para o cinema e, na quinta-feira (11), à dança.

VISITA AO PARQUE DE PITUAÇU

Os 417 alunos da Escola Municipal Baha’i, em Itapuã, também estão participando de uma programação especial. Cinema, jogos e oficinas de cata-vento e pipa são algumas das atividades que serão realizadas na unidade de ensino. Nesta quarta-feira (10), pela manhã, os alunos vão visitar o Parque de Pituaçú. Durante o passeio serão realizadas diversas brincadeiras, um piquenique e sorteio de brindes.

Os professores, que estarão caracterizados de palhaço, vão apresentar uma peça teatral e no final da atividade, os estudantes vão soltar balões coloridos simbolizando a alegria e a liberdade. A programação especial continua na quinta-feira (11), com um café da manhã para os alunos e o encerramento da Gincana Estudantil.

Na quinta-feira (11), como encerramento das atividades da Semana da Criança, a Escola Municipal Simões Filho (Ribeira) realizará a 4ª edição do show de talentos “A criança é o show!”. Ao todo, 86 alunos vão concorrer a cinco categorias: calouros, humorista, grupos de dança e de hip hop e dublagem.

Os melhores de cada categoria serão premiados e todos receberão um certificado de reconhecimento de talento. A ação faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Educacional (PDE-Escola), que tem como objetivo elevar a autoestima da criança incentivando sua participação, através da imaginação e da criatividade, além da escolha livre de habilidades específicas que devem ser valorizadas pela escola.