A recuperação da rede física escolar é uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Esta semana, a população de Salvador será contemplada com a reinauguração de duas unidades. Amanhã (dia 26), às 9h, a comunidade da Liberdade vai receber do Prefeito João Henrique e do secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, a Escola Gisélia Palma, completamente reformada. Já no próximo dia 28 (sexta-feira), será a vez da Escola Anjos de Rua, Piatã.
As escolas passaram por pintura geral, revisão nas redes elétrica, hidráulica e de esgoto, revestimento de piso cerâmico, construção de depósitos e ampliação dos espaços internos. Além disso, a Anjos de Rua ganhou uma sala de professores, vestiário, masculino e feminino e grades de proteção. Juntas, as unidades atendem a cerca de 600 estudantes.
Segundo o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, “a determinação é recuperar toda a rede e ampliar o número de vagas inclusive, com construção de novas unidades”, enfatiza. Até agora, já são 74 unidades que passaram por reforma e 60 que foram restauradas e ampliadas nos últimos cinco anos. Além disso, oito escolas foram construídas.