PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO- Prefeitura procura recuperar poder de compra do professor

07 de jan de 2008 - dev

O Governo Federal enviará o programa que cria o Piso Nacional do Magistério ao Congresso Nacional até março. O piso, uma das ações PAC da Educação, garante uma remuneração mínima de R$ 900,00 para professores em regime de 40 horas. O novo piso será custeado pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Em Salvador, a menor remuneração do magistério na rede municipal em 40 horas é de R$ 1.330,00.

Em 2005, os professores da rede municipal tiveram o maior reajuste da categoria do país, nos três níveis: municipal, estadual e federal. Na ocasião, o reajuste foi de 15,38%. Já em 2006, foi concedido um aumento de 8%. Os dados do DIEESE e INPC comprovam que estes reajustes garantiram um real aumento no poder de compra dos salários dos docentes. Já em 2007, foi concedido um reajuste salarial de 5%.

“Os professores no Brasil têm historicamente uma remuneração baixa. Mas, além de viabilizar uma recuperação salarial real, a atual administração, atrtavés da SMEC, SEAD e SEFAZ, tem como característica o diálogo com a APLB/Sindicato”, frisou.

Em julho de 2007, foi criada a Mesa de Negociação Permanente entre a Prefeitura e a APLB/Sindicato. O canal de diálogo e decisões conta com representações das secretarias da Educação e Cultura, Administração, Fazenda e do sindicato.

Fonte: Folha On Line