Prefeito anuncia escolas bilíngue e para crianças com transtorno do espectro autista

02 de fev de 2023 - Jornalismo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quinta-feira (2), durante discurso na abertura do ano legislativo da Câmara Municipal, que implantará a Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, uma unidade especializada em atender crianças com Transtorno do Espectro Autista. O gestor também afirmou que 2023 será um ano definitivo para mitigar os efeitos da pandemia na educação, como a defasagem e o aumento da evasão escolar.

“Sabemos que um dos piores efeitos da pandemia no Brasil, e no mundo, foi a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar. Nós não vamos aceitar isso. Para mitigar os danos, precisamos acelerar ainda mais as transformações em curso. Colocar todas as estruturas da Prefeitura no aprimoramento da escola. Para tornar as práticas em sala de aula mais atrativas, o currículo mais conectado à tecnologia e o aluno focado desde cedo na construção do seu futuro”, discursou.

A Escola TEA visa ampliar as ações de ensino inclusivo da capital baiana e o projeto da Escola Infantil Bilíngue visa ofertar aos alunos da rede municipal o contato com línguas estrangeiras ainda na primeira infância, facilitando o aprendizado. “Tanto na creche como na pré-escola, nossas crianças vão passar a aprender em espanhol e em inglês, tendo assim a chance de ganhar aquela fluência natural num idioma estrangeiro que só a primeira infância permite”, disse.

Bruno Reis destacou a implantação de um inédito programa de Educação Digital em Salvador, com a entrega de 106 mil tablets com chip de conexão à internet para cada estudante do 1º ao 9º ano da rede municipal e a entrega de 8 mil chromebooks com chips para professores. Além disso, a distribuição de kits multimídia, assegurando um ambiente virtual de aprendizagem dentro e fora da escola.

“Estamos ensinando às nossas crianças letramento digital, programação e até como produzir games. Como filho de professora, bem sei o quanto a educação oferece perspectivas de ascensão social para os filhos de família pobre. Para mim, a educação é uma verdadeira obsessão”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito ainda destacou entregas feitas no seu mandato. Foram 12 novas escolas construídas, mais a reforma e ampliação de outras 143. “Temos 15 novas em construção e outras 21 a iniciar. Salvador terá, até o fim do meu mandato, 48 escolas construídas. Ou seja, nossa cidade vai contar com uma nova escola a cada mês. Hoje, Salvador tem 85% da estrutura física renovada. Ao final do meu mandato chegará a quase 100%”, disse.

Foto: Valter Pontes/ Secom