Prefeito e secretária inauguraram escola no Retiro

27 de jan de 2006 - dev

Encantada com as várias opções da biblioteca de sua nova escola, Adriele Cristine, 10 anos, observa os livros de literatura negra, em muitas versões, arrumados na prateleira. A garota está entre os 490 alunos que vão estudar na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro, inaugurada na noite de ontem (dia 24) pelo prefeito João Henrique, a secretária da Educação, Olívia Santana, vereadores e secretários municipais.

A inauguração começou com festa, embalada pelos acordes e coreografia da fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães. Além da biblioteca colorida, dotada de vários títulos e jogos educativos, a escola construída para atender ao público infantil e crianças até a 4ª série do Ensino Fundamental, conta com parque, quadra de esportes e laboratório de informática. O nome da escola tem origem na própria história do bairro: os primeiros moradores da região levavam os carneiros para pastar à sombra das jaqueiras do local.

Para a líder comunitária Rosária Cabral, a construção da escola transforma um antigo sonho em realidade. “Essa é uma luta antiga de todos nós. Esperamos mais de 12 anos para ver esse espaço funcionando. Não tínhamos nenhuma escola em nosso bairro. Agora é diferente”, comemorou. Para Rosimeire Gonçalves, mãe de um dos alunos matriculados no Pré I, a escola vai facilitar a vida da família. “Não vou precisar andar tanto como antes. O que está acontecendo é que nossa luta está sendo reconhecida”,disse.

O prefeito João Henrique homenageou a secretária Olívia Santana com uma corbélia de rosas pela dedicação com as crianças e com a população pobre de Salvador. “Estamos ampliando os espaços de lazer em diversas áreas da cidade. Essa unidade também será integrada ao Projeto Escola Aberta, que oferece à comunidade local área para convivência social, cursos e prática de esportes. Pedimos, mais uma vez, que os usuários desse equipamento o conservem para que possamos fazer outras escolas em outros bairros”.

Estiveram presentes também o secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago, e o sub-secretário municipal da Educaçaõ e Cultura, Ney Campello.

Fonte- secretaria municipal de Com. Social