Prefeito empossa membros de conselhos voltados para mulheres

09 de dez de 2013 - dev

O prefeito ACM Neto empossou hoje (09) membros do Conselho Municipal da Mulher e do Fundo para Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza, na presença da vice-prefeita Célia Sacramento, da secretária de Reparação, Ivete Sacramento, da superintendente de Políticas para Mulheres, Mônica Kalile, e do secretário da Educação, Jorge Khoury.

Os dois conselhos trabalham para o empoderamento das mulheres, sendo o segundo focado no desenvolvimento educacional das afrodescendentes, mas ambos para permitir a horizontalidade nas políticas de igualdade social. Participam dos conselhos membros da administração, do Legislativo e de entidades de classe, como Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Associação de Bairros de Salvador, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, entre outras.

O prefeito afirmou que os dois conselhos atuarão em parceria com a Prefeitura na elaboração de políticas públicas voltadas para mulheres, seja no enfrentamento da violência ou na promoção de ações para sua inclusão social e educacional. “Salvador é uma cidade feminina. Na maioria das vezes, são elas as chefes de família. Sabemos que, infelizmente, ainda vivemos numa cidade marcada pelo preconceito e, quando vamos para áreas mais populares vemos mais claramente essa discriminação.

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), que dá acompanhamento psicológico, social e jurídico àquelas vítimas de violência, é uma prova do compromisso dessa administração. Hoje, o CRLV funciona em outra unidade, com outro nível de estrutura para a realização dos atendimentos. Essa interface com os conselhos, que têm caráter apartidário e multi-ideológico, é fundamental para auxiliar a administração no fortalecimento de políticas públicas para mulheres”, avaliou.