Prefeito inaugurou escola-modelo em Valéria

21 de fev de 2008 - dev

O prefeito João Henrique inaugurou, nesta quinta-feira (dia 21), a Escola Municipal Olga Mettig, que atenderá às comunidades da Lagoa da Paixão e Nova Brasília, em Valéria, e Fazenda Coutos. A primeira etapa da escola para 1.200 alunos do Ensino Fundamental é composta por 12 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, área de recreação coberta e descoberta, palco e área verde, e vai funcionar nos três turnos.

A segunda etapa já está sendo construída e terá mais sete salas de aula, brinquedoteca, quadra poliesportiva, vestiários e creches que atenderão alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos).

De acordo com o prefeito João Henrique, a estrutura pertence ao complexo escolar, mas serve à comunidade. Ele destacou a importância da educação para o futuro das crianças: “Esta é a escola do presente, porque o futuro já chegou. Investimento em educação é investimento no futuro. Optamos pelo futuro. Estas crianças que estão aqui hoje são os homens e as mulheres de amanhã”.

O presidente da Associação Municipal de Deficientes, com sede na Lagoa da Paixão, Cledson Cruz, agradeceu à Prefeitura e atestou que a escola é de fácil acesso para deficientes físicos, porque substitui escadas por rampas. “Essa escola é uma oportunidade de mudar nosso futuro”, afirmou. Para Patrícia Souza Lopes, moradora da comunidade, o mais importante é que as crianças vão poder estudar perto de casa.

O secretário municipal da Educação e Cultura em exercício, Cláudio Silva, informou que desde o início a atual gestão fez investimentos na ampliação e adequação das estruturas físicas da rede municipal de ensino, procurando atender os 160 mil alunos da rede. “Esta nova escola tem toda a estrutura necessária para se transformar num ambiente moderno e agradável para o ensino e o aprendizado”, frisou.

Desde o início da atual gestão, já são sete escolas construídas; quatro reconstruídas e ampliadas, e treze completamente restauradas. A homenageada, Olga Mettig, foi diretora e fundadora de faculdades, membro Emérito da Academia Baiana de Educação e autora de dezenas de livros didáticos, superando as marcas de duas mil edições e mais de 12 milhões e meio de exemplares.