Prefeito prorroga Operação Salvador Alfabetiza até dezembro

23 de jan de 2014 - dev

A rede municipal de ensino de Salvador está em contagem regressiva para o início das aulas, na próxima segunda-feira (27). E uma das novidades para o ano letivo de 2014 é a prorrogação da Operação Salvador Alfabetiza até dezembro deste ano. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23), foi baseada na necessidade de continuar corrigindo a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e alfabetização matemática de um número significativo de alunos, dando sequência ao esforço empreendido com as ações iniciadas no ano passado por meio da Operação, criada pelo Decreto nº 23.810/2013.

Foi considerado ainda que tais conhecimentos são indispensáveis para uma aprendizagem curricular qualificada e capaz de garantir às crianças o acesso aos conhecimentos sistematizados, sem os quais estará comprometido o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Planejamento Estratégico do Município 2014-2016 e que, apesar dos avanços na concepção de um sistema estruturado de ensino próprio alcançados com o Salvador Alfabetiza, ainda se faz necessária a continuidade das ações, tendo em vista a complexidade e dimensão do projeto, sobretudo diante do propósito de implantá-lo em toda a Rede do Município.

“A implantação da Operação Salvador Alfabetiza propiciou à equipe da SMED, gestores, coordenadores pedagógicos e professores um pensar estratégico no que tange ao processo de alfabetização. No ano de 2013 as escolas se debruçaram num estudo contínuo e sistematizado do processo de alfabetizar, cabendo aos professores além de mediar, levantar questões, fazer reflexões, estimular os alunos, rever posturas, recriar a prática, ou seja, tivemos uma rede onde os professores foram verdadeiros pesquisadores de suas práticas”, destaca Daniela Correia, coordenadora da Operação.

A coordenadora destaca ainda que em 2014 a rede municipal estará dando continuidade a este processo inclusive, construindo, coletivamente, o Sistema Estruturado Próprio da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Vale ressaltar que a operação será realizada nos mesmos moldes previstos no Decreto nº 23.810/2013, tendo as unidades de ensino que optar no Ciclo de Aprendizagem I (1º ao 3º) ano pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Sistema Estruturado de Ensino disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em 2014 ou PNLD e ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa instituído pela Portaria MEC nº 867/2012.

Para o Ciclo de Aprendizagem II (4º e 5º ano) as escolas poderão optar pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD e Sistema Estruturado de Ensino disponibilizado pela SMED em 2014 e PNLD exclusivamente. Todas as escolas, independente das opções efetivadas, participarão de avaliações bimestrais do desempenho dos seus alunos em Língua Portuguesa e Matemática do Programa Salvador Avalia (PROSA), iniciado em dezembro de 2013.