Prefeitura anuncia construção de escola em Ilha de Maré

28 de Maio de 2010 - dev

Em clima de festa e para a alegria dos moradores da Ilha de Maré, a Escola Municipal de Praia Grande foi entregue para a comunidade, na manhã desta sexta-feira (28), após passar por total intervenção. A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito João Henrique, o secretário da Educação Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, além de pais, professores e moradores da Ilha que aproveitaram para agradecer à Prefeitura do Salvador pela realização das ações que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha.

Durante o evento, o secretário Carlos Soares anunciou a construção de uma nova unidade escola na Ilha de Maré, que terá uma área de aproximadamente 10 mil metros. “Esta é apenas uma das escolas que estamos recuperando aqui na Ilha. Iremos, ainda, atuar em outras unidades como a escola de Botelho, Bananeira e Santana, além das escolas das ilhas de Bom Jesus dos Passos e Paramana”, completou.

O prefeito João Henrique ressaltou a importância de somar esforços para promover melhorias em toda a estrutura urbana e para as áreas mais carentes. “Temos que dar o melhor para resolvermos problemas que há séculos atingem nossa cidade, principalmente as comunidades mais carentes, como as ilhas e o Subúrbio Ferroviário”, comentou.

Para Pedro Donato de Souza, morador da Ilha há mais de 50 anos e estudante da escola no segmento de Educação de Jovens e Adultos, a reinaguração marcou a história da Ilha. “As benfeitorias que o prefeito João Henrique e o secretário vêm oferecendo à comunidade jamais serão esquecidas. Quero agradecer por todas as maravilhas que tem feito em nossa Ilha de Maré. Há muito tempo a gente vive aqui abandonado. Agora temos uma educação de qualidade e uma escola com condições dignas”, destacou.

A diretora da unidade, Valdinéia Neves, ressaltou o comprometimento da Secult com o desenvolvimento educacional do município. “Sabemos que a educação ocorre em todos os espaços, mas a reforma das escolas aqui na ilha e em toda a cidade mostra o comprometimento do prefeito e de sua equipe com a educação e com o bem-estar e melhoria de vida da população”.

As apresentações de danças, leituras de poemas, corais, além de muito samba de roda com os meninos e meninas da escola marcaram a reinauguração da Escola de Praia Grande. A unidade escolar, fundada em 1978 e municipalizada em 2003, passou, pela primeira vez, por diversas intervenções em sua estrutura física. A Unidade Pedagógica possui três salas de aula e têm capacidade para atender 133 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos três turnos.