Prefeitura anuncia proposta do Conselho Municipal de Esportes

05 de dez de 2013 - dev

A Prefeitura de Salvador deu o primeiro passo para instituir as políticas públicas esportivas da cidade. A proposta de criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer foi anunciada durante a solenidade de premiação Amigo do Esporte, realizado nesta quinta-feira (5) pela Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Educação (SMED). O evento, realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, foi aberto com a apresentação dos alunos de Karatê e Ginástica Rítmica da rede municipal.

A proposta, elaborada pela DGEL, reúne as principais reivindicações das Federações de Desporto, Instituições de Ensino Superior, Academias, Clubes de Corrida, empresas promotoras de eventos esportivos e do Conselho Regional de Educação Física. Essas entidades e instituições irão compor o núcleo do Conselho Municipal de Esportes, que irá traçar os rumos das políticas públicas deste segmento, além de definir a aplicação dos recursos para o Esporte e para o Lazer.

Na avaliação do secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, a criação e efetivação do Conselho representa o ponta pé inicial para que as ações esportivas da Prefeitura consigam ser implementadas mais facilmente. “Esse é um momento especial para os militantes do esporte de Salvador, graças ao empenho da gestão do prefeito ACM Neto, que acredita no esporte como agente de transformação”, declara o secretário.

Para o gestor da DGEL, Téo Senna, o Esporte em Salvador vive um novo momento. “Primeiro, logo que assumiu a prefeitura, o prefeito ACM Neto aprovou a criação da Diretoria de Esportes, dando a ela mais autonomia e responsabilidades. E agora estamos trabalhando para instituir o Conselho Municipal e, enfim, conseguirmos resultados mais efetivos para o esporte, que é um divisor de águas quando se fala em inclusão social”, comemora Senna.

PREMIAÇÃO

Durante o evento, a Diretoria de Esportes homenageou algumas personalidades com o prêmio Amigo do Esporte, um dos momentos mais marcantes da solenidade. Um dos premiados foi o nadador baiano de águas abertas Alan do Carmo, medalhista do Pan-Americano e Jogos Mundiais. Para ele, Salvador começa a mostrar maturidade na necessidade de investir no Esporte como setor prioritário. Em sua opinião, os baianos contam com um talento incomparável em relação a outros estados, mas sempre galgaram seus caminhos apenas na base do empenho e força de vontade.

“Vejo aqui um primeiro passo para reverter a situação a favor da Bahia, que tem muitos de talentos, mas é carente de investimento e estrutura, pois não temos uma piscina olímpica, um ginásio de esportes, não temos o mínimo para valorizar e capacitar o atleta. Por isso esta iniciativa nos dá esperança de o jogo poder virar para o nosso lado”, comenta Alan.

Além de Alan do Carmo e de outras personalidades do esporte, como membros de federações, gestores, jornalistas e radialistas, a DGEL também premiou a professora Ivone Portela, coordenadora de Gestão e Governança da SMED e idealizadora do Programa de Educação Esportiva do munícipio, que foi ovacionada pelos militantes do esporte por conta de sua atuação incansável na área.

“Eu fiquei muito feliz pela premiação, pois tenho plena convicção de que essa foi uma homenagem coletiva. É uma premiação dedicada a professores, coordenadores pedagógicos e pessoas que dedicam suas vidas para oferecer uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, comemora Ivone.