Prefeitura capacita 900 profissionais que atuam na alimentação escolar

07 de fev de 2024 - Jornalismo

A Prefeitura de Salvador encerra nesta quarta (7) o ciclo de Capacitação de Merendeiras da Rede Municipal de Educação de Salvador. A atividade, iniciada no último dia 1º, é voltada para 900 profissionais que trabalham no processo de confecção da alimentação escolar das 418 escolas da rede.

Dividido por regionais, a formação da GRE Itapuã ocorreu na segunda (6) na Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão. Durante o encontro, foram apresentadas técnicas sobre boas práticas de manipulação, preparação e armazenamento de alimentos. Dirigida por nutricionistas, a ação abordou assuntos como a importância da alimentação escolar, os perigos alimentares, higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos equipamentos, recebimentos e armazenamento dos alimentos, coleta de amostra e descarte correto do lixo.

Para a merendeira Auristela dos Anjos, 52 anos, que atua na Escola Municipal Barbosa Romeo, o curso é sempre muito enriquecedor. “Eu faço de questão de participar, sempre é apresentado algo novo que podemos adotar na hora de preparar a alimentação. Já temos a prática do dia a dia, mas esses cursos sempre trazem dicas de higiene, manipulação e cozimento. Sempre aprendo uma novidade e aplico no meu trabalho diário”, pontuou.

Recém-chegada à rede municipal de ensino, a merendeira Joice Silva, 40 anos, integra a equipe de nutrição da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, localizada no bairro homônimo. Com olhar atento a palestra sobre “Boas Práticas Alimentares”, a profissional fez questão de reforçar a responsabilidade que têm os profissionais que atuam na alimentação escolar.

“Temos que ser cuidadosos com a higiene, como a gente deve manipular os alimentos para não haver contaminação. Cozinhar com amor e com responsabilidade, afinal estamos alimentando crianças”, disse.

De acordo com a nutricionista e Coordenadora da Alimentação Escolar da Smed, Juliana Garcia, a intenção é que todos envolvidos no processo da confecção da merenda escolar participem do curso. Já passaram pela atividade os profissionais da Gerência Regional de Educação (GRE) Orla e Pirajá. A últimas turmas das GREs São Caetano, Cidade Baixa, Liberdade e Cabula serão capacitadas nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7).

“Além das noções teóricas sobre cuidados com os alimentos, é também um momento de interação, de trocas de experiências e vivências que somam muito no nosso dia a dia. Para nós é fundamental esse momento no começo do ano letivo. É hora de reforçar os protocolos que já adotamos e continuar incentivando a metodologia que já vem dando certo”, salientou a gestora.

Texto: Ascom PMS

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS