Prefeitura celebra Dia da Consciência Negra com ampla programação

20 de nov de 2014 - dev

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), a Prefeitura promoveu uma série de atividades, além de dar suporte a eventos que abordam a temática. A data mobilizou as unidades de ensino da rede municipal, com destaque para as atividades realizadas da Escola Malê Debalê, no Abaeté, e o Congresso Ética, Cidadania e Consciência Negra, na Escola Teodoro Sampaio, no Nordeste de Amaralina.

Na Escola Municipal Malê Debalê, o Dia da Consciência Negra teve na programação apresentação de dança da banda mirim do bloco afro Malê Debalê, “aulão” de dança afro, oficinas de torço e amarração e de bonecas abayomi. Elas são bonecas de pano, sempre negras, de formas e tamanhos variados e de confecção muito simples – não utiliza cola nem costura, e os retalhos são apenas amarrados. No período da escravidão, nos navios negreiros, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam abayomis para as crianças brincarem. Já no Brasil, como escravos, reuniam-se na senzala e confeccionavam as as bonecas pedindo saúde e prosperidade. O evento contou ainda com exibição de documentários.

Iniciado na quarta-feira (19), o Congresso Ética, Cidadania e Consciência Negra discutiu o tema “Cidadania sem Apartheid”. Além das discussões sobre o tema, o congresso contou com mostra de arte, oficina de amarração de torços, leitura de poemas, apresentação de peça de teatro e grupos de dança. E ainda teve um painel sobre maquiagem e estética na visão africana.

Mostra Criativa – Na próxima quarta-feira (26), será aberta às 15h, no Teatro Castro Alves, a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra com trabalhos pautados na Lei 10639 relativa ao ensino da história e cultura afro-brasileira.

A mostra é fruto do grupo de trabalho composto pela Semur, Secretaria Municipal da Educação, Fundação Gregório de Matos e os conselhos municipais das Entidades Negras e de Educação para fomentar atividades relacionadas ao cumprimento da lei. O projeto contou com a participação de nove mil estudantes das 11 coordenadorias de ensino da rede municipal.

Os projetos foram selecionados através de edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM), devendo contemplar as seguintes linguagens artísticas: literatura, teatro, artes plásticas e expressão corporal. A apresentação do espetáculo resultante do projeto acontecerá do palco principal do TCA.