Prefeitura constrói escola de grande porte em Ilha de Maré

28 de maio de 2015 - dev

As crianças residentes em Ilha de Maré e adjacências contarão com uma nova unidade de ensino a partir de 2015, com capacidade para atender a 700 alunos por turno. Iniciadas em janeiro, as obras na Escola Municipal Praia Grande englobam padrões modernos de arquitetura e acessibilidade e são promovidas pela Prefeitura do Salvador por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), com execução da empresa Grautech Construtora Ltda, vencedora da licitação. O investimento é de cerca de R$5 milhões.

A nova escola em Ilha de Maré tem uma área total de 9.450 m² e contará com 14 salas de aula, divididas em quatro blocos. O primeiro e quarto abrigarão as salas do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), respectivamente. No Bloco 2 estarão o refeitório, cantina, depósito de merenda, auditório e lavanderia; e no Bloco 3 estarão localizados o laboratório de informática, sala de artes, sala da secretaria, sala da coordenação, sala dos professores, sala da diretoria e depósito de material didático. A escola também contará com quadra poliesportiva, área de leitura, alojamento dos professores e parque infantil, além de banheiros feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais (PNE) em todos os espaços.

Segundo a engenheira responsável pela construção, Eunice Santana, a escola foi projetada pensando na acessibilidade, com rampas de acesso, piso intertravado, portas planejadas para acesso de cadeira de rodas e todas as pessoas com mobilidades reduzidas. A arquitetura é em formato de oca, valorizando as características da localidade, além de uma fachada que possibilitará a visualização de partes internas da estrutura escolar.

O morador José Marcelino Neves, de 54 anos, nascido e criado na comunidade de Praia Grande, comemora. “Essa será a maior riqueza para os moradores, que jamais tiveram uma escola desse porte ou área de lazer. Quadra de esporte, então, nem sonhávamos”. Já a ex-funcionária da rede municipal Florência Carvalho das Neves acredita que essa escola é de grande importância para as comunidades da Ilha de Maré, principalmente para as crianças que não precisarão acordar cedo e atravessar o mar revolto. “Isso é um sonho de mais de 35 anos”, ressalta.

Bom Jesus dos Passos – O projeto de reestruturação da rede escolar também contempla a reconstrução da Escola Municipal Doutor Antônio Carlos Magalhães, que atende à comunidade de Bom Jesus dos Passos e que está em reforma desde abril. A reinauguração também está prevista para 2015, como informa a coordenadora da unidade, Isabel Cristina Correia Borges. “Essa reforma era necessária desde a gestão anterior e agora, graças a Deus, as nossas necessidades estão sendo atendidas”.

As obras contemplam a reforma da cobertura, com troca de telhas, madeiras e do forro de PVC. O depósito também passa por recuperação. Na elétrica está sendo realizada a troca de cabos, disjuntores e quadros e, na esquadria, inclusão dos peitoris, tela milimetrada, e troca de vidros, fechaduras, portas, piso cerâmico e revestimento das paredes. Também está inclusa a instalação e recuperação de esgotamento sanitário com interligação ao sistema do Bahia Azul, restauração do passeio, ampliação de salas, construção de depósito de material didático, sala de leitura, sistema de drenagem, plantio de grama e planta, além da instalação de parque infantil.