Prefeitura dá início a segunda etapa dos Jogos Estudantis

31 de jul de 2012 - dev

“A minha inspiração é Neymar. Quero ser igual a ele, um jogador profissional”. A esperança do menino Helder de Souza, 14 anos, é compartilhada entre muitos alunos da rede municipal de ensino que, na manhã desta terça-feira (31), deram a largada para a 2ª etapa dos Jogos Estudantis Municipais 2012. Da arquibancada do Ginásio Nelson Cazumbá, em Valéria, o garoto assistia atento ao jogo de baleado. “Gosto de todos os esportes, mas curto mesmo futebol. Já estou ansioso para o meu jogo. Participo do time de futsal da minha escola”, contou.

Aluno do 8º ano da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, em Pirajá, Helder disse ter se esforçado bastante para estar na equipe. “No ano passado, eu fiquei de fora porque aprontei muito e minha irmã me colocou de castigo. Já este ano, eu me comportei e ela me deixou participar”, recordou.

Já a aluna Tainá Nascimento, da Escola Municipal Maria Constância, localizada no Bairro de Mata Escura, disse sonhar em se tornar atleta da modalidade. “Eu amo handebol. Sempre quis jogar e o meu sonho é me tornar profissional”, afirmou. A menina, que cursa também o 8º ano, era uma das mais agitadas na arquibancada. “Já imaginou eu jogando em uma Olimpíada?”, disparou entre as amigas.

Além do futsal, handebol e torneio de baleado, estão entre as modalidades esportivas o tênis de mesa, o vôlei e o basquete. Ao todo, cerca de 150 equipes, divididas entre masculino e feminino, formadas por alunos da rede municipal de ensino, participarão das disputas. Esta segunda etapa envolve alunos das categorias B, dos 12 aos 14 anos de idade.

EDUCAÇÃO ESPORTIVA – O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Esportiva, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e busca valorizar a cultura esportiva na cidade-sede da Copa do Mundo 2014. Cerca de 40 mil alunos da rede municipal participam da competição, que prossegue até o mês de novembro, em 12 modalidades.

De acordo com Elias Santos, subcoordenador do programa, o esporte mais procurado é o futsal. “O futebol de salão sempre tem muita procura, pois é uma paixão entre os meninos e também meninas, que estão cada vez mais familiarizadas com a modalidade”, afirmou.

Durante a primeira etapa, que aconteceu em maio e junho, os jogos foram voltados para a categoria A, que envolve aluno dos 15 aos 17 anos. Na terceira e última fase, serão realizadas as competições de futsal (masculino e feminino) da categoria C (alunos abaixo de 11 anos), além de oficinas esportivas e recreativas envolvendo os alunos das escolas municipais localizadas nas ilhas de Paramana, Bom Jesus e Maré.