Prefeitura e Unicef dão início às ações da Semana do Bebê 2018

24 de ago de 2018 - Jornalismo

Auditório cheio para prestigiar as pequenas borboletas, que fizeram uma linda apresentação de Balé. Assim, com meia-calça, sapatilha e fantasia, as dez crianças do Ballet Social Sonhos de Infância, com idades entre 2 e 5 anos, se apresentaram e abriram a Semana do Bebê de Salvador, realizada no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Tomé de Sousa, ao lado do Elevador Lacerda.

A apresentação do grupo de balé fez parte da programação do seminário “A importância da amamentação e seus mitos”, primeiro evento oficial da Semana do bebê em Salvador, realizado nesta sexta-feira (24). O evento contou com o pronunciamento da titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, da coordenadora do Unicef em Salvador, Helena Oliveira e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Renildo Barbosa.

Com o tema Aleitamento Materno, em alusão ao agosto dourado, a Semana do Bebê chama a atenção da sociedade sobre a importância da amamentação como a base da vida. “Esse evento tem importância fundamental para a garantia dos direitos das crianças em relação à amamentação. Sem dúvida, o aleitamento materno é a base da vida. Somos parceiros para garantir o direito dessas crianças por uma sociedade mais saudável”, afirmou Cristina Argiles.

A manhã ainda contou com uma apresentação de adolescentes e exposição dos trabalhos de alunos da Fundação Cidade-Mãe; com a conferência sobre a importância do aleitamento materno, tanto para as mães, como para os filhos; depoimentos e apresentação do Edital do Prêmio Boas Práticas em Aleitamento Materno, que vai premiar com troféus e certificados unidades de saúde e maternidades que apresentarem experiências que incentivam a amamentação na capital baiana.

Parceiros – Instituído por lei municipal, o evento é realizado pela Prefeitura, com o apoio da Unicef, Câmara Municipal de Salvador, Comitê de Aleitamento Materno do Salvador e do Estado, Secretaria do Estado da Bahia, Instituto de Perinatologia da Bahia, Sociedade Baiana de Pediatria, Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital Martagão Gesteira, Unijorge e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Além do seminário, a semana conta com diversas atividades, que ocorrem até o dia 31, como cursos, ações educacionais, exposições, feiras, reuniões, oficinas, fóruns, workshops, web-aulas e concursos. Informações sobre a programação e sobre o Edital do Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno podem ser conferidas no perfil do Facebook: Semana do Bebê de Salvador.