Prefeitura empossa novos membros do Conselho de Educação

12 de dez de 2018 - Jornalismo

Os 28 membros (titulares e suplentes) do Conselho Municipal de Educação (CME) tomaram posse nesta terça-feira (11), em uma cerimônia no Palácio Thomé de Souza. Após a leitura do termo de posse, o prefeito ACM Neto fez questão de agradecer a atuação da entidade que há 37 anos contribui para a construção das políticas públicas de educação em Salvador. “Desejamos continuar esse trabalho de parceria. Fica aqui o nosso reconhecimento histórico a essa entidade. Estamos juntos nesse espírito de construção permanente, dando as mãos, batalhando pelo desejo de uma educação cada vez mais completa”, ressaltou.

Além de ACM Neto, participaram da solenidade o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário de Educação, Bruno Barral, entre outras autoridades. Dadas às boas-vindas, o prefeito fez questão de pontuar os esforços da gestão em prol das melhorias na educação, destacando a importância do conselho nesse processo. “Estamos sempre em busca de novas ferramentas para que nossa rede tenha um padrão de ensino para nossas crianças. Nada disso seria possível se estivéssemos sozinhos. A experiência e história do Conselho é fundamental”.

O aumento da oferta das vagas na rede infantil de 18 mil (2013) para 44 mil (2018) construção, reconstrução ou reforma das escolas desde 2013 foram alguns dos quesitos ressaltados pelo prefeito. “Temos prioridade efetiva com a educação”, afirmou ACM Neto, que toda semana está demolindo uma unidade de ensino antiga e precária para iniciar a reconstrução de uma nova, no mesmo local – serão, no total, 19.

Composição – O Conselho Municipal de Educação é composto por representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil. A entidade exerce funções normativas, consultivas e fiscalizadoras. Trata-se de um órgão articulador e mediador entre a sociedade e os gestores da educação municipal.

De acordo com o secretário de Educação, Bruno Barral, a entidade é composta de forma democrática, com representantes de todas as partes interessadas na melhoria da educação pública. “É a reafirmação do processo de democratização da educação. Esse momento ilustra a preocupação da gestão e, além disso, consolida todo respeito que o executivo municipal tem com a entidade”, frisou.

Dos 14 membros empossados, sete são representantes do Executivo municipal, um das universidades, um da APLB; um dos gestores escolares, um dos estudantes; um das escolas comunitárias, um dos pais e um da rede privada com oferta de Educação Infantil. Instituído pelo Decreto nº 6.403, de 30 de novembro de 1981, em decorrência da Lei Municipal n° 3.127/8, o CME é órgão veiculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem por finalidade exercer as funções normativas, deliberativas e consultivas referentes à educação.

Confira os membros do CME empossados na solenidade desta terça-feira (11):

Na condição de Membros Titulares:

• Representantes do Poder Executivo: Adenildes Teles de Lima, Bass Cheiva Nucinkis, Mísia Pontes de Almeida Sousa, Juçara Rosa Santos de Araújo, Liana d’Afonsêca Pedreira, Edna Rodrigues de Souza, Cátia Verônica Nogueira Dantas.
• Carlos Eduardo Carvalho de Santana, representante das Universidades;
• Marcos Marcelo Ferreira Barreto, representante dos Trabalhadores em Educação;
• Rita de Cássia Natividade dos Santos, representante dos Gestores Escolares;
• Ronnildes Guimarães Hamburgo, representante dos Estudantes;
• Ailton Alves de Moura, representante das Escolas Comunitárias;
• Walkyria Amaral Freire Rodamilans, representante das Escolas Particulares com oferta em Educação Infantil;
• Gilsara de Souza Oliveira, representante dos Pais.

Na condição de Membros Suplentes: Sérgio Luiz Miranda Nascimento, Luciano de Santana Araújo, Marília de Castilho dos Santos Pereira, Ivone Maria Portela, Joelice Ramos Braga, Nilce Maria Dantas da Gama, Francisco Santos de Almeida, representantes do Poder Executivo; Jaci Maria Ferraz de Menezes, representante das Universidades; Marilene dos Santos Betros, representante dos Trabalhadores em Educação; Tâmara Lucienne Batalha de Matos, representante dos Gestores Escolares; Jailson da Silva Souza, representante dos Estudantes; Maria Raquel Gomes, representante das Escolas Comunitárias; Renata Diniz Gonçalves Torzillo, representante das Escolas Particulares com oferta em Educação Infantil; Taiana Costa Pereira, representante dos Pais.