Prefeitura entrega mais cinco novas unidades escolares nesta sexta-feira (01)

01 de jul de 2016 - Jornalismo

Com muita música, festa e sentimento de sonho realizado, mais cinco unidades escolares foram entregues completamente construídas ou reconstruídas pela Prefeitura apenas nesta sexta-feira (1º), nas localidades de Pernambués, Águas Claras, Palestina, Ilha Amarela e Cassange. As inaugurações contaram com a presença do prefeito ACM Neto, da secretária municipal da Educação (Smed), Joelice Braga, gestores das escolas e creches, demais autoridades e população. Juntas, as unidades têm capacidade para atender a cerca de três mil alunos.

O prefeito anunciou que, desde 2013, já foram reformadas, reconstruídas ou construídas 180 unidades escolares, mostrando que a cidade tem avançado bastante na área da educação não apenas na recuperação da infraestrutura física, mas também em projetos como a Escolab – Escola Laboratório, inaugurada ontem em Coutos. “No caso das escolas reconstruídas, as estruturas antigas estavam precárias e deficientes, afastando até os alunos da sala de aula, e agora passam a ter estrutura semelhante à da rede privada de ensino. Já no caso das creches, a construção em tempo recorde e com qualidade é motivo de orgulho e faz com que Salvador inicie um novo paradigma no Brasil”, pontuou, ao salientar que a administração desenvolveu modelo próprio de creches com orçamento e tamanho diferenciado e cujas instituições atenderão principalmente as áreas mais carentes da cidade.

A primeira instituição a ser inaugurada foi a Escola Municipal de Pernambués, cuja antiga estrutura em pré-moldado foi demolida em junho de 2015 e ganhou novo imóvel em alto padrão, passando a contar com 12 salas de aula, refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura, refeitório, casa de gás, solário, rampa de acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais. O investimento foi de cerca de R$ 4,4 milhões. Na ocasião, o prefeito anunciou a ampliação de 320 para 800 vagas, além da unidade passar a ofertar também o Ensino Fundamental II ainda este ano – a escola atendia a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, assim como terá turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2017.

Em seguida, foi a vez da Escola Municipal Iraci Fraga, em Águas Claras, que também foi completamente reconstruída e permitirá que alunos, professores e funcionários tenham condições mais dignas de desenvolver o processo de ensino/aprendizado. A estrutura tem oito salas de aula, sala multiuso, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), refeitório, lavanderia, casa de gás e sanitário para pessoas com necessidades especiais. A unidade de ensino tem capacidade para atender a mais de 220 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e o investimento foi de mais de R$ 3,5 milhões.

Igualmente reconstruída, a Escola Municipal da Palestina passará a atender mil alunos do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 14 salas de aula, Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de Saúde da Família, de música, de leitura, quadra, refeitório e rampa de acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais. O investimento foi de mais de R$ 4,8 milhões.

Creches Primeiro Passo – Já no período da tarde, foram entregues duas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo, localizadas em Ilha Amarela e Cassange, cada uma com capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As unidades, padrão em todas as 39 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída, 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As construções em Cassange e Ilha Amarela duraram apenas seis e cinco meses, respectivamente.