Prefeitura inaugura nova escola em Brotas com capacidade para mil alunos

30 de mar de 2023 - Jornalismo

O bairro de Brotas foi beneficiado com a entrega, nesta quinta-feira (30), da nova Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, que contou com investimento de R$ 11 milhões da Prefeitura de Salvador. A unidade foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, após ser totalmente reconstruída.

A nova estrutura oferece mais segurança e conforto a toda comunidade escolar, proporcionando mais qualidade no aprendizado dos estudantes. O local possui 2,5 mil m² de área construída e pode receber mais de mil alunos, nos segmentos Fundamental I, II e EJA (educação de jovens e adultos). São 22 salas de aula climatizadas e com renovação de ar, acessibilidade, refeitório, guarita com sanitário, cozinha com triagem de alimentos, depósitos de merenda e de congelados e área de serviço.

O espaço também possui parque infantil, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada, auditório com capacidade para 138 lugares, dois camarins com sanitários, sala de técnica de som e vídeo, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), vestiários, dez sanitários, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), subestação, elevador, casas de gás e de lixo.

Esta é a primeira unidade de ensino inaugurada pela Prefeitura em 2023. De acordo com o prefeito Bruno Reis, a escola é uma das melhores e maiores de Salvador. “Esta é a qualidade da educação que nós queremos e que está sendo refletida na grande requalificação que estamos fazendo na infraestrutura das nossas escolas. Essa é a 14ª escola que eu inauguro. Nós podemos chegar ao final do nosso mandato, em quatro anos, com 54 grandes novas escolas que nós reconstruímos ou construímos. Já requalificamos 85% da nossa rede”, informou.

Além da requalificação da infraestrutura da rede municipal, o prefeito destacou também os investimentos feitos pela gestão em tecnologia e inovação, com o objetivo de promover a acessibilidade digital aos alunos. “Foi justamente por isso que nós distribuímos um tablet para cada criança do 1º ao 9º ano (foram 106 mil equipamentos entregues), um chromebook para cada professor (cerca de 8 mil), com chip e pacote de dados, implantamos o AVA (Ambiente virtual de Aprendizado). As crianças hoje estão aprendendo letramento, programação, a elaborar games, para, de forma lúdica, serem inseridas nesse mundo digital”, salientou.

Ele enfatizou ainda os investimentos no ensino bilíngue nas escolas municipais. “A gente já começa este ano, em parceria com as embaixadas Britânica e da Espanha, a colocar algumas escolas com ensino bilíngue para possibilitar que as crianças possam, desde cedo, que é o momento ideal, aprender um outro idioma. Tenho certeza que isso vai elevar muito a qualidade da educação de Salvador. O desafio é a gente melhorar ainda mais a qualidade da educação”, frisou.

Antes da entrega da unidade de ensino, o prefeito e o secretário da Educação assistiram a uma apresentação de um coral formado por estudantes da escola e de um grupo de teatro formado por professores no novo auditório. A inauguração ainda contou com um bolo em comemoração aos 474 anos de Salvador, data celebrada nesta quarta-feira (29).

O secretário Thiago Dantas pontuou que a nova Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos é um equipamento simbólico. “É uma unidade de ensino de altíssimo nível, completa, 100% climatizada, com auditório para mais de 100 pessoas, salas de música e de artes, quadra esportiva completa. Enfim, a visão da gestão é de investir na infraestrutura, no pedagógico e na logística para que as escolas possam funcionar de maneira adequada. A gestão trabalha para que a Educação de Salvador seja uma referência nacional”, afirmou.

Qualidade do ensino – Com a finalidade de garantir o direito constitucional de acesso à educação, a Prefeitura realiza melhorias da infraestrutura física das unidades escolares da capital baiana. A construção e revitalização dos espaços escolares possibilita não somente uma prática pedagógica adequada, como também a otimização da rede, ampliação de vagas, aumento da segurança e economia de recursos destinados a administração e manutenção.

A administração municipal contabiliza nos dois últimos anos da atual gestão um total de R$ 182 milhões investidos para revitalização da infraestrutura física de 143 escolas municipais, sendo: duas construções, 10 reconstruções e 131 reformas.

A analista de marketing Camila de Brito Conceição, 29 anos, acompanhou a inauguração e disse que a nova estrutura vai melhorar ainda mais a qualidade do ensino. O filho dela, Cristopher, de 9 anos, no terceiro ano do ensino fundamental, estuda na unidade de ensino. “Não perde em nada para uma escola particular. A gente fica muito feliz com as crianças tendo uma estrutura de ensino que é motivadora. Muitas vezes as crianças não têm a oportunidade de ir a parques, de ter um lazer, de praticar um esporte, e tendo isso na escola abraça mais os alunos. É um sentimento de felicidade”, disse.

A estudante Maria Lorena Luz Bastos Lopes, 10 anos, aluna do quarto ano, contou que gosta de matemática e afirmou que as novas salas da escola são maiores, o que permite maior interação com colegas e professores. “Ficou uma maravilha, uma escola muito boa para estudar e aprender. As salas são maiores, têm ar- condicionado”, destacou ela.

Fotos: Jailton