Prefeitura inaugura primeira escola em tempo integral

19 de fev de 2013 - dev

O prefeito ACM Neto inaugurou nesta terça-feira (19) a primeira unidade de ensino da rede pública municipal a aderir ao Programa Aluno em Tempo Integral. A Escola Municipal de Pituaçu, com padrão de qualidade comparável às melhores da iniciativa privada, vai atender a cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental II que passarão a chegar à unidade às 8h e sair às 17h. A escola possui quadra poliesportiva, sala de dança, biblioteca, laboratório de informática, auditório, elevadores para permitir acessibilidade de alunos com deficiência física e até padaria.

“Depois de passar o dia inteiro na escola, o que será fundamental para os pais que trabalharam, as crianças vão poder levar pão para casa. E elas também terão direito a três refeições diárias, e com qualidade. Isso tudo com um padrão de ensino que vai ser constantemente avaliado”, disse o prefeito ACM Neto pouco depois de descerrar a primeira placa de seu governo, ao lado do secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar.

“Essa é uma escola melhor do que muitas da iniciativa privada. Queremos que ela sirva de modelo para a educação pública municipal de Salvador. É o padrão que queremos ter”, acrescentou o prefeito. ACM Neto lembrou que ontem (19) abriu o ano letivo com uma aula inaugural na Escola Municipal de Fazenda Coutos, que enfrenta problemas de infraestrutura e de ordem pedagógica. “Queremos fazer lá em Fazenda Coutos o que fizemos aqui: colocar a escola que já não tem condições adequadas de funcionamento no chão e fazer outra, melhorando a qualidade do ensino”.

“A Escola Municipal de Pituaçu era considerada um verdadeiro patinho feio. Era no padrão Desal (feita com pré-moldados). Agora, temos uma instituição de ponta e que orgulha a todos nós. Confiamos plenamente que a Prefeitura vai dar todo o suporte para que a gente possa dar nosso melhor”, afirmou a diretora da unidade, professora Iracema dos Santos Paixão, que fez um discurso emocionante durante a solenidade de inauguração. Ao lado do prefeito, ela também pediu aos alunos e pais que cuidem da nova escola, que é um espaço aberto para toda comunidade.

Alunos vão ficar mais tempo aprendendo

Durante o discurso de inauguração da nova Escola Municipal de Pituaçu, que fica na Rua João Paulo II, o prefeito ACM Neto e o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, afirmaram que uma das prioridades da Prefeitura é ampliar o tempo de permanência dos estudantes nas unidades de ensino. Em março, outras duas unidades, que também foram totalmente reconstruídas, passarão a funcionar no modelo de tempo integral: as escolas municipais do Vale das Pedrinhas e Lagoa do Abaeté.

Além disso, a Prefeitura está implantando o programa nas escolas municipais Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e Zumira Torres, no Nordeste de Amaralina. Nas demais 421 unidades da rede pública municipal, os alunos terão meia a hora a mais de aula por dia. “Ampliar a permanência dos estudantes nas escolas é a diretriz número um do prefeito na área da educação. Com essa medida, os nossos estudantes terão 900 horas de aula por ano, sem aumento da carga para os professores”, afirmou Bacelar.
O secretário destacou outras ações da Prefeitura na área da educação, a exemplo das turmas específicas de realfabetização, avaliação bimensal das escolas e alcançar 2016 com 20 mil crianças matriculadas na pré-escola.