Prefeitura inicia obras de creches e reinaugura escolas em Itapuã

20 de nov de 2015 - Jornalismo

A região administrativa de Itapuã vai receber 42 novas obras, com investimento de R$29 milhões dentro do programa Salvador Bairro a Bairro, que realiza intervenções propostas pelos próprios moradores. O decreto que autoriza a execução das intervenções foi assinada pelo prefeito ACM Neto, durante inauguração da Praça da Matriz, em São Cristóvão. Dentre as intervenções estão a construção de novas unidades de Educação Infantil, além da construção e recuperação de novas praças, como a do Coreto, em Itapuã. O prefeito ainda anunciou a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão em 8 de janeiro e a finalização do projeto do novo Mercado Municipal do bairro, cujo edital de licitação deverá ser divulgado em dezembro deste ano.

Na área da Educação, foi entregue completamente recuperada a Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha, no Parque São Cristóvão. Com investimento de R$1,1 milhão, a unidade de ensino recebeu melhorias como troca de telhado, esquadrias e cerâmica, revisão das instalações hidráulica e elétrica e pintura. A escola ainda foi ampliada com a construção de mais duas salas de aula, auditório, aumento da cozinha e depósito de merenda.

unnamed

Também foram entregues mais outras duas unidades de ensino. Com 527 alunos da pré-escola à Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipal Pedro Gordilho foi completamente reformada. O investimento de quase R$700 mil possibilitou a recuperação de itens como cobertura, piso e cerâmica, além de revisão das instalações elétrica e hidráulica e pintura. A unidade possui seis salas de aula, sala dos professores, coordenação, sanitários, depósito de merenda e acessibilidade, dentre outros itens.

Já os 466 alunos da Escola Municipal Padre Manuel Correia de Souza, em Mussurunga 1, receberam com festa a entrega da unidade que foi totalmente reconstruída. Com investimento de quase R$4 milhões, a escola ganhou dentre outras estruturas 14 salas de aula, sala de professores, sala de informática, diretoria, secretaria, sanitários para alunos e professores, pátio coberto, depósito, brinquedoteca, jardim e refeitório.

unnamed (1)

Mãe dos alunos Davi, Isaac e João Paulo, a dona de casa Elizete Ferreira ressaltou a importância da reforma da escola. “Está muito melhor, as crianças e professores estão mais animados. É uma outra realidade, sem comparação com a escola antiga, que era cheia de problemas. Davi mesmo adorou a quadra e fala em casa que agora na sala não faz mais calor.” Na escola ainda foi realizada reunião com secretários e conselheiros comunitários, para fazer avaliação das ações do bairro e reunir as demandas das comunidades.

Além da reinauguração da escola, o prefeito ACM Neto e o secretário de Educação, Guilherme Bellintani, assinaram a ordem de serviço para início imediato das obras da sexta e sétima unidades da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, localizadas no Parque São Cristóvão e São Cristóvão, que beneficiarão juntas 910 crianças de 0 a 5 anos. A unidade do Parque São Cristóvão está sendo construída no terreno ao lado da Escola Municipal João Fernandes da Cunha, e a de São Cristóvão está em construção no Conjunto Iolanda Pires.

unnamed (5)