Prefeitura investe mais de R$ 100 milhões para dobrar vagas na educação infantil

15 de dez de 2015 - Jornalismo

A construção da décima creche e pré-escola do programa Primeiro Passo das 31 que serão construídas até o final de 2016 foi iniciada nesta terça-feira (15) no bairro de Periperi. A ordem de serviço para começo imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani. A construção das creches integra o programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na educação infantil em dois anos. O investimento de mais R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na educação infantil em toda a história da capital baiana.

Com a ampliação, o segmento de educação infantil contará com mais de 40 mil vagas. Das mais de 20 mil novas vagas, 25% estarão concentradas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Estamos trabalhando por toda cidade, mas desde os primeiros dias da nossa gestão nós invertemos a ordem das prioridades e nos voltamos para o Subúrbio, que estava abandonado e precisava de investimento em todas as áreas. Por isso, iniciar a construção de mais uma unidade de ensino nesta região é motivo de muita alegria”, destacou ACM Neto.

O prefeito também reforçou que a educação é a maior prioridade do seu governo. “Tem prefeito que só se preocupa com grandes obras, mas comigo é diferente, porque eu sei que fui eleito para mudar de uma vez por todas a história da primeira capital do Brasil. Eu nunca tive dúvida em definir a educação como nossa prioridade número um. E a educação infantil, mais do que qualquer outro segmento, é a expressão do drama social que vive nossa cidade, que tem uma das piores ofertas de vagas do Brasil. Por isso, todo nosso investimento para criar em dois anos o mesmo número de vagas criadas em toda história da nossa cidade”, comemorou.

A obra das outras 21 creches e pré-escolas do Primeiro Passo serão iniciadas até o final de janeiro. “Essa é a décima creche com obra iniciada das 31 que começaremos a construir num curto período de 90 dias. Somente elas vão disponibilizar cerca de 13 mil vagas para educação infantil. Somadas a outros 50 Centros Municipais de Educação Infantil que serão ampliados, teremos 20 mil novas vagas para o seguimento, dobrando, em dois anos, a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede pública de Salvador. Essa é a grande revolução do fazer e não do dizer”.

Construções iniciadas – O prefeito ACM Neto e o secretário Guilherme Bellintani também visitaram nesta terça-feira (15) a obra da Creche e Escola Primeiro Passo do bairro de Tubarão, também no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que foi a primeira das 31 creches anunciadas pela gestão municipal. Iniciada há cerca de 50 dias, a construção está com andamento bastante acelerado e a previsão de conclusão é maio de 2016. Além da unidade de ensino de Tubarão, já foram iniciadas as obras das creches em Periperi, Mata Escura, Sussuarana, Cajazeiras VIII e Cajazeiras X, duas na região de São Cristóvão, Cassange e Bosque das Bromélias.

As novas creches e pré-escolas terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 31 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por dez salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens.