O secretário municipal da Educação Marcelo Oliveira participou do lançamento do edital do Polo Criativo Boca de Brasa, terça-feira (23), no Teatro Gregório de Mattos. Participaram do evento o prefeito Bruno Reis, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM) Fernando Guerreio, a titular do Semdec, Mila Paes e diversas autoridades.
O projeto Polo Criativo Boca de Brasa é desenvolvido através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Emprego e Renda (Semdec), com a perspectiva de fomentar a cadeia da produção cultural e movimentar a economia criativa da cidade. O edital para a formação dos Polos Criativos é voltado para organizações da sociedade civil (OSCs) e as inscrições estão abertas até o próximo dia 12 de setembro.
Nesta edição de estreia, cada proposta aprovada atuará em um dos cinco Polos Criativos, que contemplam toda a extensão das regiões administradas pelas Prefeituras-Bairro de Cajazeiras, Centro-Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio-Ilhas e Valéria. Os projetos devem prever a implementação de ações formativas no âmbito das Escolas Criativas Boca de Brasa, que promovam a seleção, formação, certificação e difusão de iniciativas culturais e criativas nos seus respectivos territórios. A perspectiva é de que as próximas edições do edital contemplem as demais regiões administrativas.
De acordo com o prefeito, essa é mais uma iniciativa para fortalecer e apoiar os artistas e desenvolvedores do setor na cidade. “Salvador hoje tem diversos movimentos culturais. Esse é um dos polos que devemos estimular, com espaços físicos, as ações nas comunidades para desenvolver essas atividades. E para isso é muito importante o projeto Boca de Brasa. Sabemos que o setor tem capacidade de gerar emprego e renda, além de projetar e descobrir talentos para o Brasil e para o mundo. Temos um histórico de apoio ao setor cultural, com investimento que contemplou cerca de 13 mil pessoas, além da Lei Aldir Blanc, que nem todas as prefeituras do Brasil conseguiram utilizar”, avaliou Bruno Reis.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) é uma parceira natural do projeto Boca de Brasa. Atualmente são três espaços onde são desenvolvidas atividades ligadas a arte e cultura e a ideia, segundo o titular da pasta, é dobrar essa quantidade em 2023. “É uma iniciativa que tem uma sinergia perfeita com a rede municipal de ensino, que tem em seu currículo uma parte indissociável à disciplina de artes em todas as suas manifestações. Então, o Boca de Brasa vem complementar esse propósito nosso de fornecer uma educação abrangente com a arte como sendo uma forma de despertar a sensibilidade das crianças. O nosso desejo é ter uns 10 pólos desse na cidade de Salvador”, diz Marcelo Oliveira.
Informações e esclarecimentos poderão ser obtidos junto à FGM, através do telefone (71) 3202-7832 (de segunda a sexta-feira das 13h às 17h) ou através do e-mail bocadebrasa@salvador.ba.gov.br.
Fonte: Secom/Smed
Fotos: Enaldo Pinto