Prefeitura lança projeto de educação em tempo integral em parceria com Google

23 de maio de 2016 - Jornalismo

A implementação de uma educação em tempo integral eficiente consiste tanto em aumentar o tempo do aluno na escola, como também mais planejamento pedagógico para aproveitar com qualidade e de forma mais transversal este tempo. Nessa linha, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), lança mais um projeto inovador, o Escolab – Escola Laboratório, que tem como objetivo ampliar a oferta de educação integral na rede municipal com foco na utilização da tecnologia, experimentação e inovação. Os detalhes da ação, que também deve contar com a parceria do Google, foram anunciados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Smed, Guilherme Bellintani, durante coletiva ocorrida nesta segunda-feira (23), no Sheraton Hotel da Bahia.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a iniciativa celebra um dos compromissos firmados pela atual gestão de expandir o Ensino Fundamental na cidade. “Para isso tínhamos dois caminhos: a oferta de ensino em tempo integral e a estratégia de implantar centros de educação integral em Salvador para oferecermos o contraturno. Conseguimos avançar nas vagas de educação infantil, sendo que até o fim deste ano todas as crianças de 0 a 3 anos estarão matriculadas na rede municipal, e a próxima etapa será expandir esse intuito para crianças de 4 e 5 anos. Agora, vamos desenvolver esse projeto inovador e pioneiro, com o objetivo de dar velocidade às crianças do ensino fundamental”, pontuou.

O secretário Guilherme Bellintani explicou a parceria da Prefeitura com o Google na implantação do Escolab. “O Google possui várias plataformas como jogos matemáticos, de linguagem, raciocínio lógico e cultura global, todos cedidos pelo Google Edu através de contrato. Essas plataformas já são usadas em escolas de várias cidades do mundo, inclusive em San Francisco, onde vamos conhecer de perto essas experiências. Dos seis eixos de atuação do Escolab, quatro estão estruturados em plataformas do Google. Os outros dois, que são práticas esportivas e experimentações artísticas serão desenvolvidos pela própria Smed”.

Sala02

Funcionamento – O Escolab, articulado a escolas regulares do entorno, compõe um Centro de Educação Integral com a finalidade de ampliar a oferta de educação integral, em jornada ampliada, com vivências pedagógicas em práticas esportivas, experimentação científica, experimentação artística, jogos de raciocínio lógico, jogos de linguagem e cultura global. As vivências vão proporcionar a interação com os diversos saberes e tendo como eixos da prática a experimentação, a ludicidade, a tecnologia da informação e comunicação e a colaboração entre os educandos e educadores.

Dois Escolabs passam a funcionar já no início do segundo semestre, com espaços adaptados e localizados na Escola Municipal Cid Passos, em Coutos, e no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca, na Boca do Rio, com capacidade para atender a cerca de dois mil alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e investimento total de R$6 milhões anuais nas duas unidades. Um terceiro Escolab está em fase de construção no Subúrbio Ferroviário e outros cinco estão em fase de licitação para construção em outras regiões da cidade.

Nos espaços, os educandos vivenciarão atividades pedagógicas para consolidar os conhecimentos em todas as áreas, articulando saberes, experiências e fomentando o protagonismo de cada sujeito aprendente. Cada unidade contará, inclusive, com a Sala Boca de Brasa, projeto desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) com vistas à realização de oficinas artísticas e revelação de novos talentos. Os Escolabs, inclusive, estarão abertos aos finais de semana para a realização das atividades complementares.

O projeto prevê exercitar a inovação e o protagonismo docente e discente; articular o trabalho educativo com o território e com a identidade local; oferecer apoio social aos alunos e familiares e fomentar a convivência democrática. “Os alunos que estudam nas escolas do entorno vão para a escola central no outro turno. Dentro da Escolab, o aluno tem uma pedagogia completamente diferente do que ele tinha no seu turno de origem, mas totalmente integrada a essa”, destacou Guilherme Bellintani, secretário municipal da Educação.

O Escolab é uma proposta inovadora que fomenta o protagonismo juvenil, com foco especialmente na linguagem tecnológica e idealização do aprendiz como sujeito colaborador da produção de conhecimento junto aos colegas. O espaço educativo é pensado como um prolongamento do ambiente escolar, de maneira que apenas há sentido no fazer pedagógico do projeto quando existe ponderação sobre a aprendizagem do educando como um processo contínuo, iniciado em suas vivências na escola regular e potencializado no turno oposto.

Sala01

Demais ambientes e recursos

Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação: Alunos que forem identificados com potencialidades acima da média em todas as escolas da rede serão acompanhados por profissionais e encaminhados aos Escolab’s no contraturno quantas vezes forem necessárias.

Núcleo de arte: Com projetos artísticos abertos à comunidade como dança, teatro, orquestra popular, bancas marciais e o Boca de Brasa.

Museu da Criança (Subúrbio): Espaço dedicado a exposições com temáticas infantis e que estará aberto aos finais de semana

Teatro Municipal da Criança e Biblioteca Municipal (Boca do Rio): Espaços dedicados às manifestações artísticas, estudos e pesquisa abertos também á comunidade.

Espaço Maker: Local onde os estudantes aprenderão, com elementos físicos, desconstruir e construir coisas com tecnologia própria, como um abridor de garrafas, por exemplo.

Projetos de aprendizagem: A vivência vai invadir a sala de aula com projetos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos.

Tablets e computadores: O trabalho pedagógico é apoiado por conteúdos produzidos especificamente para tablets e computadores.

Impressora 3D: O aluno fará o digital virar realidade com impressoras 3D.

Ônibus próprio: Para atividades externas.

Almoço e lanche: Servido para todos os alunos do Escolab.

Confira fotos do evento. Fotos: Max Haack / Agecom