Prefeitura promove capacitação de merendeiras para diversificar cardápio de vegetais nas escolas

11 de abr de 2024 - Jornalismo

A Prefeitura de Salvador, por meio do programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), está conduzindo treinamentos práticos para merendeiras que atuam na rede municipal de ensino. O programa visa aumentar a disponibilidade de alimentos de origem vegetal na cidade. Na sede do Subúrbio 360, merendeiras foram capacitadas em técnicas culinárias para preparar refeições à base de vegetais, e receberam orientações sobre nutrição e meio ambiente por especialistas.

As aulas começaram no dia 4 de abril e vão até a quinta-feira (11), tanto no turno da manhã, das 8h às 12h, quanto no período da tarde, das 13h às 17h. Ao todo, foram organizadas 12 turmas para que 365 merendeiras possam participar dessas oportunidades de aprendizado.

Juliana Garcia, nutricionista do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) de Salvador, explicou que o principal objetivo desse programa “não é transformar os alunos em vegetarianos, mas sim expor os impactos positivos para o meio ambiente que uma alimentação com maior quantidade de vegetais traz”, disse.

Realizaremos treinamentos práticos com receitas que serão incluídas no cardápio da alimentação escolar, visando capacitar o maior número possível de merendeiras. Parte delas já foi capacitada em 2022 e 2023, e isso representa uma continuidade dessas capacitações, visando capacitar todas as merendeiras que trabalham nas escolas da rede”, completou Juliana Garcia.

A nutricionista Thaís Carvalho, do Alimentação Consciente Brasil, complementou dizendo que o programa existe há mais de cinco anos e estabelece parcerias com diversos municípios e suas prefeituras. “Muitas doenças estão ligadas aos nossos hábitos alimentares, e ao incluirmos mais vegetais na dieta, conseguimos reduzir e até prevenir essas doenças”, disse.

“Por meio das parcerias com as prefeituras, conseguimos levar essa abordagem alimentar para as escolas, que são espaços fundamentais para trabalharmos esse tipo de alimentação, especialmente considerando que as crianças estão em fase de formação”, acrescentou Thaís.

A merendeira Urânia Conceição Batista, que participou da aula realizada nesta quinta, expressou sua gratidão pela oportunidade. “Para mim, é uma novidade, nunca participei de algo assim, então achei muito importante. Estou aprendendo muito como merendeira e espero aprender ainda mais aqui. Na escola em que trabalho, em Campinas de Pirajá, as crianças têm gostado muito das propostas, tanto as menores quanto as maiores”, contou.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS