Prefeitura promove reestruturação da rede física escolar

29 de abr de 2011 - dev

Dando continuidade a jornada de reinauguração, a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), entregou nesta sexta-feira (29) mais uma unidade escolar totalmente reformada. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do Lobato, com a entraga das novas instalações da Escola Municipal Tenente Almir.

“Oferecendo um espaço de ensino adequado, com certeza vamos melhorar a auto-estima, aumentar a motivação nos estudos e fortalecer laços com nossos educandos. Agradecemos a prefeitura e toda a equipe da Secult que mais uma vez nos mostra que a qualidade da educação depende do compromisso da gestão”, destacou a diretora, Kesia dos Santos.

A reestruturação da rede física escolar é prioridade na gestão do prefeito João Henrique. A meta é que até o final do ano, todas as 418 escolas passem por intervenções. Por isso, técnicos da Secult estão visitando todas as unidades da rede municipal e produzindo um relatório das necessidades de cada espaço, o que possibilita desde a realização de ações de intervenção imediata, como também, de planejamento.

Desde fevereiro, coordenadores e técnicos da Secult, além do secretário João Carlos Bacelar, têm se reunido com gestores de todas as escolas, com encontros divididos por coordenações regionais, para avaliar as necessidades de cada espaço, planejando intervenções de curto e médio prazo. Durante os encontros está sendo firmado com as unidades o Termo de Compromisso com cada unidade escolar, que estabelece obrigações e deveres do Órgão Central e de cada escola.

Desde o início da gestão do prefeito João Henrique, em 2005, 126 escolas passaram por intervenções, entre construção, reconstrução, reforma e adequação, totalizando 570 salas de aula reformadas, e outras duas escolas foram inauguradas. A previsão da Secult é inaugurar cinco escolas ainda este ano, uma delas, em Alphaville, ainda neste primeiro semestre. Até o final de março, pelo menos três escolas deverão ser entregues às comunidades completamente reformadas.

“Só é possível haver educação de qualidade, educação emancipadora, só é possível sinalizar para as crianças e aos jovens desse país que estudar é importante, se a escola pública for também valorizada, por isso, vamos continuar lado a lado com a comunidade escolar em prol uma rede educacional justa para todos”, ressaltou o secretário da Educação, João Carlos Bacelar.