Prefeitura realiza concurso de tirinhas educativas

02 de set de 2010 - dev

Buscando promover um processo de conscientização com vistas à construção de valores e hábitos de vida saudável, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), lança o Concurso de Tirinhas Educativas para os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino.

Para concorrer ao concurso, o participante deverá ser aluno de umas das escolas públicas que atende o segmento do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e apresentar uma Tirinha Educativa construída em equipes de, no máximo, cinco alunos. O concurso tem como tema: XIIIIII… xiii, sujou!

A iniciativa é uma ação do Projeto “Xixi na Rua, Não!” que visa incentivar o corpo discente à prática de atitudes positivas para garantir a qualidade de vida dos soteropolitanos e turistas. A atividade também tem como objetivo promover a valorização dos espaços públicos e, conseqüentemente, a cidadania, incentivando à mudança do hábito de urinar nos logradouros públicos.

O Concurso – O julgamento das tirinhas terá três níveis sucessivos: na classe, o professor selecionará o trabalho de apenas uma equipe e encaminhará ao conselho escolar; na escola, pelo conselho escolar que selecionará apenas uma produção e encaminhará à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para ser enviada à Secult e no órgão, uma comissão julgadora intersetorial selecionará a Tirinha Educativa vencedora.

As produções serão selecionadas seguindo os critérios de conter no máximo quatro quadros; criatividade no texto escrito e na produção do desenho; conhecimento da temática; coesão; coerência; gramática do texto envolvendo acentuação, ortografia, concordância e pontuação; estética da letra legível e ausência de rasuras e produção de desenho.

O vencedor terá a Tirinha Educativa vinculada em campanha publicitária da Prefeitura de Salvador. A divulgação do resultado será anunciada no dia 30 de setembro, durante evento público na Praça Castro Alves. O regulamento do concurso foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 31 de Agosto de 2010.