Prefeitura reinaugura escola na Lagoa do Abaeté

19 de dez de 2007 - dev

Cerca de 500 pessoas prestigiaram a reinauguração da Escola Municipal Lagoa do Abaeté, totalmente reformada. A escola atende alunos do Ciclo de Estudos Básicos (CEB), 3ª e 4ª série, Telecurso e EJA, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Desde o início de 2005, já foram construídas na rede municipal de ensino seis novas escolas; quatro foram reconstruídas e 44 totalmente reformadas. A escola, com capacidade para atender 900 alunos, possui agora nove salas de aula; área de lazer coberta e descoberta; espaço para leitura e laboratório de informática.

A recuperação física da escola dará o suporte necessário de infra-estrutura para os relevantes projetos pedagógicos desenvolvidos na Escola Municipal Lagoa do Abaeté. Localizada em local privilegiado pela natureza, a escola conta com um trabalho constante de educação ambiental, como o Projeto Viva Verde, com atividades envolvendo a comunidade escolar, tendo como culminância a realização de uma caminhada ecológica em Itapuã.

Outro projeto de destaque é o trabalho de estímulo à leitura, que foi tema de uma reportagem veiculada em abril deste ano no Jornal Nacional, da Rede Globo. Além dos esforços, a criatividade dos professores e gestores da unidade de ensino conta muito na hora de estimular o hábito de leitura para os alunos. Assim foi criada a caixa da leitura, onde a criançada e a comunidade podem pegar livros emprestados.” Quando você sabe que seu aluno está buscando a leitura, é a gratificação do seu trabalho”, diz a professora Rutinalva Almeida Sena.

Segundo a vice-diretora da Escola Municipal Abaeté, Ana Carina dos Santos, os livros são bastante disputados entre os estudantes. “Aqui eles são chamados de fominhas da leitura. Qualquer hora vaga ou no recreio, lá estão eles lendo algum livro.

Reinauguração

O secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, afirmou que “essa escola é um exemplo emblemático do que é fazer educação em Salvador. Não fazemos educação somente dentro da nossa escola, Estamos construindo uma nova realidade em parceria com as comunidades localizadas no entorno das escolas”, frisou.

De acordo com o prefeito João Henrique, Salvador “está passando por uma revolução na área de educação. Em 10 anos, teremos o resultado deste trabalho de formação das nossas crianças”, afirmou.

Estiveram presentes na reinauguração, Fábio Mota, secretário municipal de Serviços Públicos, Napoleão Batista, presidente da Prodasal e William Góes, presidente do Conselho Municipal de Educação.