Prêmio de incentivo à leitura homenageia Jorge Amado

28 de jul de 2014 - dev

Para incentivar e valorizar a produção literária dos alunos da rede pública de ensino de Salvador, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) lança o Prêmio Jorge Amado de Literatura. O concurso literário, que também é uma homenagem ao escritor que celebrou a Bahia como ninguém, tem como objetivo desenvolver e fortalecer as ações ligadas à leitura e à produção estudantil de textos sob a forma de poesia, conto, romance, dramaturgia e histórias em quadrinho. As inscrições para o prêmio iniciaram no dia 14 de julho.

O prêmio é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos das escolas da rede pública de Salvador e das Escolas Comunitárias que possuam convênios com a Prefeitura. A ação reforça o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB) da Cidade Salvador, lançado em 2013. O plano visa apresentar um diagnóstico dos hábitos e do acesso à leitura, ao livro e à biblioteca e planejar políticas públicas sobre o assunto.

As inscrições vão até 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, na escola que o aluno participante está matriculado. Os estudantes podem se inscrever nas categorias Poesia; Conto; Romance; Dramaturgia e História em Quadrinhos (HQ). Os vencedores de cada categoria serão premiados com um tablet e R$ 4 mil. Já os alunos que ficarem em 2º e 3º lugares serão premiados com um tablet e R$ 2 mil e um tablet e R$ 1 mil, respectivamente.

Os professores orientadores dos projetos vencedores, identificados na ficha de inscrição, também serão premiados com uma medalha de Educador Emérito e receberão um valor pecuniário de R$ 3 mil. Caso mais de um aluno vencedor tenha tido aulas com o mesmo professor orientador, este só poderá receber o valor em pecúnia e a medalha uma única vez.