Primeira Exposição da Educação Infantil movimenta alunos da Escola Municipal Amai Pro

29 de maio de 2023 - Jornalismo

Em alusão ao Dia Mundial do Brincar promovido pela Prefeitura de Salvador, alunos da Escola Municipal Amai Pro, situada em Campinas de Pirajá, apresentaram na quinta-feira (25), a primeira mostra da Educação Infantil que teve como base o projeto “Amai pro: Um mergulho em nossa identidade”. A ação visa trabalhar nesse primeiro módulo a Cidade de Salvador, e vem sendo desenvolvida pelas turmas dos grupos 3,4 e 5, reunindo as vivências de diversas atividades realizadas com as crianças.

Teve dança, música, contação de histórias, momentos de pinturas, colagens, brincadeiras, releitura de obras de arte e até um passeio pelo bairro para que as crianças pudessem conhecer o comércio local, os moradores, a famosa baiana de acarajé que faz o maior sucesso na vizinhança com quitutes deliciosos.

Segundo Ivanilza Alves de Oliveira, diretora da unidade, essa ação vem sendo trabalhada em sala de aula ao longo de três meses. “Hoje estamos fechando esse ciclo do primeiro módulo do projeto Amai Pro, com a consciência de que os alunos podem e conseguem realizar um trabalho de excelência, basta que seja feito um investimento para que esse crescimento, esse potencial latente em cada um deles possa ser revelado e pra gente está sendo gratificante e maravilhoso esse momento de entrega”.

A escolha das obras foi feita pela professora da Educação Infantil Ana Paula Gomes com o intuito de desenvolver a alfabetização e o letramento estético das crianças, a partir da leitura de imagens e elementos que compõem a obra de arte. A professora e as auxiliares promoveram diversas atividades para os pequenos, apresentando elementos da cultura da Bahia como a culinária, pontos turísticos, os cantores, artistas plásticos, as profissões, os bairros, ritmos, festejos culturais e religiosos da cidade de Salvador. “Precisamos conhecer a nossa identidade, promover visitas ao museu, a proposta é que as crianças se tornem mais críticas”, reforça Ana Paula Gomes.”

A gerente regional, Enilza Rocha destaca a importância de apoiar esses trabalhos nas escolas. “É impressionando a dedicação dos profissionais com as crianças, eles são muito caprichosos. Nosso trabalho enquanto GR é dar apoio às unidades de ensino e quando a gente chega na escola e vê esse comprometimento de toda equipe, claro, liderada pela gestora, nos motiva a fazer mais”, ressaltou Enilza.

Os amigos Gabriel Santos de Jesus, 8, Rafael Carvalho Regis, 9 e Alexandre Santana da Cruz,8 todos do terceiro ano, acharam a exposição muito bonita, gostaram das pinturas feitas pelos colegas, aprenderam muito sobre a história da cidade e adoraram ver a maquete do bairro onde eles moram. “É igualzinho onde eu moro, estou vendo aqui as barracas que têm em nosso bairro, a padaria e a baiana de acarajé e também a minha escola, que legal”, explanou Gabriel.