Primeira reunião do Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura

15 de maio de 2007 - dev

Para traçar rumos a fim de colocar em prática o incentivo à leitura em Salvador, representantes do Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura realizaram, no dia 15, a primeira reunião, que teve como objetivo definir as metas e ações do Ano Municipal da Leitura.

A Lei 7.097/2006, de autoria da vereadora Olívia Santana, visa estimular a consciência coletiva da população do município sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual da população. O comitê tem como objetivo fiscalizar, propor e executar ações que fomentem a leitura e participar da elaboração do Plano Municipal de Incentivo à Leitura.

No encontro, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, afirmou que além de todas as razões já estabelecidas pelo grupo, o fator principal pelo qual o comitê deve agir é o papel do desenvolvimento da leitura, incentivando o gosto pelos livros para dentro da sala de aula, tanto para os alunos, como professores e diretores. A pretensão do comitê é elevar as taxas dos índices de educação através da leitura.

Foi debatida também a questão do uso das bibliotecas, que nem sempre têm o aproveitamento devido. Os participantes da reunião avaliaram a nacessidade de criação de uma política que estimule a aproximação dos estudantes e docentes dos acervos.