Professor da Rede Municipal cria radionovela e alunos decidem o final

19 de out de 2020 - Jornalismo

Com o objetivo de manter o vínculo dos alunos com a escola e diminuir o risco de evasão escolar, a criatividade tem sido a peça-chave neste momento de pandemia e distanciamento. Neste sentido, o professor de artes José Carlos Junior (foto 1), da Escola Municipal Cidade de Jequié (GRE Orla), desenvolveu um projeto para aproximar ainda mais os estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da plataforma Google Meet: a radionovela “No tapete atrás da porta”, lançada na segunda-feira (28).

Com tempo médio de 6 min e sonoplastia improvisada, a radionovela narra a história de um casal que enfrenta dificuldades em meio à pandemia e após uma discussão, Nestor, o personagem principal, terá algumas atitudes que irão surpreender a esposa. No entanto, somente os alunos da unidade de ensino poderão definir os rumos dessa história. As cenas dos próximos capítulos assim como o final dessa história deverão ser escritas no caderno do estudante e discutidas no próximo encontro, marcado para ocorrer quinzenalmente, como explica o docente. “Neste primeiro momento, eu fiz a gravação, enviei e eles ouviram através do grupo da escola no Whatsapp. No encontro desta segunda-feira, no Google Meet, conversamos e agora eles estão com a missão de pensarem e construírem capítulo final. Ao final, queremos que o conteúdo seja disponibilizado num podcast da unidade de ensino”, pontua.

O mesmo projeto também será realizado na Escola Municipal de Periperi (GRE Subúrbio II), onde o professor leciona a disciplina para nove turmas. José Carlos Júnior ressalta ainda que a idéia que quando o projeto estiver mais estruturado, toda a história, do início ao fim, seja pensada e desenvolvida pelos próprios estudantes. “O intuito é que mais a frente eles façam todo o processo, já que terão de construir o roteiro, exercitando as competências de leitura e escrita e expressando a criatividade. O interessante é o aluno entender o seu potencial para criar histórias, passado do lugar de ouvinte para o de redator e locutor”.

A gestora da EM Cidade de Jequié, Ana Rosa do Carmo Iberti, o retorno dos estudantes tem sido significativo. “Mesmo sabendo que alguns alunos têm dificuldades tecnológicas, a participação no primeiro dia da radionovela foi muito bacana. Eles participaram, interagiram, o que os mantêm conectados à escola. Já estamos conversando, inclusive sobre a possibilidade de ampliar a proposta para que comece desde o Fundamental I já que é possível desenvolver esse trabalho também com os pequenos, aliando diversão e aprendizado”.

Para a Ronnnildss Guimarães Hamburgo (foto 2), aluna do TAP 5 da EJA da EM Cidade de Jequié, a iniciativa foi surpreendente. “Eu fiquei surpresa com a história que o professor criou e apresentou pra gente. Já estou esperando as orientações dele para começar a construir o final da história do meu jeito, pra dar uma lição nesse Nestor. Eu tenho 55 anos, tenho um objetivo na minha vida e essa aula acaba sendo um incentivo a mais pra gente não desistir e continuar estudando durante e depois da pandemia”, finalizou.