Professora realiza monografia sobre linguagens africano-brasileiras

16 de set de 2009 - dev

A partir da observação e constatação de que toda prática pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovô Zezinho – Arenoso – apela para as linguagens e valores (éticos e estéticos) do contínuo civilizatório africano-brasileiro, a professora da unidade, Rosângela Accioly, desenvolveu um trabalho de conclusão de curso (TCC) com a temática: “Awon Omodé: As linguagens africano-brasileiras no currículo da Educação Infantil”.

A monografia foi realizada com crianças de três anos do grupo 3B, da professora Rita de Cássia Silva, no ano de 2008. Sob orientação da professora doutora Narcimária Correio do Patrocínio Luz, Rosângela foi examinada ontem (15), às 9h, pela banca avaliadora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Departamento de Educação, onde concluiu a licenciatura do curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil.

De acordo com a educadora, a maior contribuição é poder trabalhar e desenvolver essas linguagens no currículo de todas as unidades de ensino, públicas e privadas. O trabalho com as linguagens africano-brasileiras foi implantado no Vovô Zezinho antes mesmo do surgimento da lei 10.639/03, que dispõe da obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. “Faz muita falta um trabalho como esse, que é desenvolvido no nosso CMEI, e que deve ser trabalhado também em outras escolas”, afirmou Rosângela.