Professores concluem curso de Educação Ambiental

27 de nov de 2007 - dev

Ocorreu hoje (27), no auditório Paulo Jachson, na Superintendência Estadual de Recursos Hídricos (Itaigara), a solenidade de certificação de 120 professores que participaram do Curso de Formação em Educação Ambiental promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, com a participação do Instituto de Biologia da UFBa. O objetivo do curso foi instrumentalizar os docentes da rede municipal de ensino para atuarem como multiplicadores dos conteúdos e metodologias propostas nas diretrizes curriculares de Educação Ambiental da rede municipal de ensino.

Desde 2006, a SMEC vem desenvolvendo uma série de iniciativas sobre o tema, como a distribuição para todo o corpo docente de um caderno de atividades sobre Educação Ambiental para utilização em sala de aula, assim como a edição do Atlas Ambiental de Salvador.

E, em parceria com a Limpurb, diversas escolas da rede municipal de ensino realizam a coleta seletiva de lixo. Além disto, neste ano foi implantada a Agenda 21 em diversos colégios. De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o objetivo é implantar a Agenda 21 em todas as unidades escolares da rede municipal. “É necessário que a Educação Ambiental seja uma política de Estado no município de Salvador”, ressaltou.

Segundo o superintendente estadual de Recursos Hídricos, Júlio Rocha, “a Educação Ambiental é uma aprendizado para o aluno, mas também para o docente. E cuidar do meio ambiente significa cuidar da cidade e da sua população”.

Diversas unidades da rede municipal de ensino promovem projetos de conscientização ambiental. A Escola Paroquial de Santana, por exemplo, localizada em Nazaré, realiza, no dia 28 de novembro, a culminância do “Projeto Meio Ambiente”. Na ocasião, a escola realizará uma exposição no Shopping Baixa dos Sapateiros com os materiais produzidos durante as oficinas.

Diversas atividades foram realizadas ao longo do ano letivo na Escola Paroquial de Santana, como passeio ao Jardim Zoológico de Salvador; diálogo dos alunos com representantes da equipe do Jardim Botânico de Salvador e oficina de reciclagem, que contou inclusive com a participação de pais de alunos, dentre outras atividades.